Comprometimento

Não há volta a dar, o sucesso da nossa reeducação alimentar depende total e inteiramente do nosso comprometimento. Não vale a pena dizermos a nós próprias "não vou comer nenhum doce durante o dia de hoje" e depois atacarmos todos os salgados e fritos que nos aparecerem à frente.

Um facto é que a nossa palavra tem muita força, e se dissermos (com força de vontade) que não vamos fazer determinada coisa, em geral conseguimos. Mas o pior foi que esquecemos tudo o resto e certamente o nosso cérebro vai arranjar uma forma de nos boicotar.

Decidi fazer uma listinha de perguntas básicas às quais vou responder no fim de cada dia com "SIM" ou NÃO". Assim tenho uma ideia das minhas principais falhas... e ao mesmo tempo fico com uma ideia dos items que tenho de cumprir para ter uma vida saudável (e não só emagrecer)!

Então aqui fica (fiquem à vontade para copiar, alterar, acrescentar):

1 - Dormi pelo menos 7 horas (ideal 8h)?
2 - Tomei um bom pequeno-almoço, nutritivo e equilibrado?
3 - Comi 2 - 3 peças de fruta durante o dia?
4 - Comi vegetais variados?
5 - Comi cereais integrais?
6 - Usei fontes de proteína magra (carne branca ou peixe)?
7 - Ingeri lacticínios magros em quantidade adequada? (3 porções)
8 - Comi em quantidades equilibradas?
9 - Comi sempre de 3 em 3 horas?
10 - Fiz sempre as escolhas mais saudáveis (dentro do possível)?
11 - Bebi 1,5 - 2 litros de água / chá?
12 - Evitei todos os tipos de doces?
13 - Evitei fritos e comidas ricas em gordura/colesterol?
14 - Evitei todas as comidas menos saudáveis e hipercalóricas?
15 - Evitei todas as bebidas com calorias vazias? (refrigerantes, alcool)?
16 - Fiz exercício físico (aeróbico)?
17 - Fiz algum tipo de musculação?
18 - Coloquei todos os cremes (hidratantes e anti-celulite)?
19 - Tomei suplementos vitamínicos? (caso se aplique)
20 - Comi pela última vez pelo menos 2h antes de dormir?

Agora só tenho de ser sincera comigo mesma! Claro que o objectivo é responder SIM a todas! Claro que muito dificilmente responderemos 100% de SIM, 7 dias por semana. Mas o objectivo é maximizar o número de SIM's! :)

Quero ter uma vida saudável, e para isso não posso continuar a boicotar-me como tenho vindo a fazer...

9 comentários:

Anônimo disse...

Oi Su,

É verdade, concordo com vc, chega uma hora que cansa de boicotar a nós mesmas, adorei sua lista...

Beijos e bom final de semana!

disse...

Su, não só acho ótima a idéia, como tb digo que já faço algo similar há algum tempo. Só que meu check list é mais restrito e inclui: data, peso, qtd de kcal prevista para o dia, qtd real ingerida, qtd de água ingerida, se fui ou não ao banheiro (rsrsrs faltou no seu!) e se fiz algum exercício e por que tempo. Como vê, tb acredito muito que controlar, ainda que temporariamente e sem fazer disso uma dissertação de tese é muito bom tanto prá nos orientarmos melhor como para "soltar" os controles quando acreditamos estarmos prontas. Ponto prá vc. Bjs, Zá.

Carlinha Fernandes disse...

Oi linda, ai eu ficaria doida com essa listinha, rsrs, gosto de me cobrar tanto assim não, tô na relax!!! Rsrs, bjos e bom final de semana!!!

disse...

Não em de quê, Su. Tenho certeza de que tudo vai sair conforme vc está planejando. Vc já mostrou que é gente que faz! Sucesso. Zá.

Débora disse...

Oi Su qt tempo!!!
Vc toda certeza em que diz no seu post de hj. Eu vivo a pensar no que errei e sou muito esquecida mesmo, aí não me lembro tipo dois dias anteriores já esqueço o que fiz, é mole?
Com a sua idéia fica mais fácil acharmos a nossa falha e assim melhorar, vou copiar e responder só que no meu próximo post, tá já que meu post de hj tá muito grande. E uma pergunta essa balança que diz a gordura ela é boa mesmo?

Fafa disse...

Oi Su,adorei sua visita,minha linda!
Pode ter certeza que logo vou estar bem e voltar com tudo nas atividades fisicas e voltar com a RA,
Bom quanto ao suco de couve não é ruim não,é até gostoso,rsrsrsrs!
Bjos!

εïз Suzinh@ εïз disse...

Boa Tarde Sú!
Estou passando pra dizer que voltei,depois de algum tempo sumida,por falta de tempo.
Estava com saudades de vc de visitar seu blog que alias ta lindo.
Passa lá no meu blog pra me visitar...estou aguardando sua visita. Bjs!

Barbara Lucas disse...

eu to na fase de começar a apertar um pouco mais o cerco, já to relaxando
esta semana vou me puxar

beijinho, e boa sorte procê também, linda!!!!!

Silvia disse...

Tens toda a razão!

Beijinhos :)