Os bons hábitos

Uma coisa engraçada com a qual me deparei hoje: é mais difícil quebrar os bons hábitos que quebrar os maus hábitos.

Se calhar pensam que eu estou maluca, mas vou-vos dar alguns exemplos e certamente vão concordar comigo...

1. Habituei-me a por o meu L'Óreal Nutrilift todos os dias de manhã após o banho. Ao princípio nem sempre punha, porque tinha preguiça, demorava mais tempo de manhã a sair de casa, chegava ao trabalho mais tarde...

Mas o creme é fantástico, deixa a pele maravilhosamente macia e lisinha, parece que pusémos uns collants invisíveis. Hoje em dia por muito atrasada que esteja, não deixo de por o meu creme.

Porque se não o fizer, sinto-me mal. A minha pela fica seca e áspera o resto do dia...

2. Habituei-me a comer uma bela salada com vegetais variados, pelo menos ao almoço. Antes não tinha o hábito, mas assim que comecei a fazer um prato todo bonito e colorido para mim, adorei a sensação, adorei os sabores. Como verduras todos os dias (antes era capaz de passar semanas sem comer outra coisa de vegetais que não fosse sopa).

Há dois dias que ando a chás, gelatinas, pão... Simplesmente porque me doi a garganta e não tenho tido tempo para almoçar. Sinto-me mal. O meu corpo anda todo embrulhado, desregulado e sinto falta de comer bem.

3. Há um ano atrás fazer qualquer exercício era um martírio, ir a algum ginásio, sair para passear era um sacrifício!

Descobri a dança e faço aulas 7 dias por semana. Adoro dançar, adoro ouvir música e sou uma pessoa muito mais feliz!

Hoje em dia só falto a uma aula de dança por motivos de força maior ou se estiver completamente exausta! Sinto-me mal se não for. Sinto-me cansada, preguiçosa, pesada e deprimida.


É difícil quebrar hábitos que estão enraizados em nós. Mas quando quebramos maus hábitos, temos a consolação de que é para melhor... Nos primeiros dias custa, mas depois conseguimos.

Romper com hábitos bons é mais difícil ainda. Porque para além de contrariar aquilo que está enraizado em nós, ainda nos sentimos mal por não fazer determinada coisa. O nosso corpo, a nossa saúde ressente-se!

E vocês? Quais são os bons hábitos que já não conseguem viver sem?

8 comentários:

Healthy Woman disse...

Amigaaa
Fantastico seu post! Adorei, e a mais pura verdade!!!
Bjs
Vick

Jojozinha disse...

eu percebo bem o que queres dizer c isso. Sinto exactamente o mesmo. O mais dificil é mesmo começar a ter e a criar bons hábitos, a partir daí, é mais dificil quebra-los
:)
Beijo grande su*

Papoila disse...

tens toda a razão :)
eu vou para a natação e pilates em "piloto automático", é um hábito que só quebro por força maior :))

olha lá: tu já tinhas jeeito pra dança ou isso aprende-se? sempre me achei um pé de chumbo :(((

disse...

Oi Su, eu concordocom vc, ms prá mim é mais fácil abandonar um mau hábito do que começar um bom. Só que depois que começo os bons, tb não quero mais mudar. Eu tenho uma certa mania de higiene, que não chega a ser um transtorno compulsivo, entã, tudo que se refere ao tratamento do corpo: banhos, hidratações, cuidados sã hábios que dificilmente mudo. Só mais recentemente (de uns 10 anos prá cá) é que me voltei mais aos hábitos saudáveis, mesmo estando acima do peso na maior parte desse tempo. Inclusão de vegetais na alimentação, água. Até os 30 não tinha muito dessas preocupações não.
E obrigada mais uma vez pela leitura correta do que eu quis dizer com relação aos exercícios. Bjs, Zá.

Carlinha Fernandes disse...

Nossa miga desde o comçeo da minha RA tenho mudado muita coisa, fico neura qdo falto a academia, gosto mesmo de ir, me sinto muito bem, na alimentação tbm mudou muita coisa, não como frituras, antes me dava água na boca o cheio de fritura, hj me dá embrulho no estomago, o fato de comer frutas e verduras diariamente tbm virou hábito...bjos migaaa

Anônimo disse...

Oi Su,

Amei o post, nossa me identifiquei muito, to precisando largar maus hábitos e recomeçar tudo de novo!

Beijos!

Barbara Lucas disse...

água e filtro solar...
não juntos, evidentemente.
beber água
e usar filtro solar
hehehe
bjinhos

chris disse...

OI Su... Vim aqui pelo blog da Vick e espero q vc não se sinta invadida!!! Achei incrível o seu post e como realmente não percebemos estas mudanças em nossas vidas!!! E vc tem toda a razão!!!
Espero a sua visita no meu humilde cantinho e aguardo a sua autorização para add nele!
Abçs