Levantando a auto-estima!

Quando o peso está muito tempo estagnado, ou até com tendência a aumentar, a nossa auto-estima vem por aí abaixo.

Quanto mais gordas nos vemos, mais nos apetece comer para compensar esse vazio que sentimos por estarmos mais em baixo. Quanto mais comemos mais engordamos e mais desanimadas ficamos... Entramos neste ciclo negativo, que se torna numa bola de neve.

Como saímos desta situação? Aumentando a nossa auto-estima, claro!!!

Experimentem acordar, olharem-se no espelho e dizerem em voz alta frases encorajadoras a vocês mesmas como:
- "Eu sou bonita e gosto de mim mesma!"
- "Eu sou capaz de resistir a todas as tentações!"
- "Eu sou uma pessoa forte e determinada!"

Vão ver que ao fim de alguns dias a auto elogiarem-se ao espelho vai ter os seus efeitos.. Vocês vão de facto sentir-se mais confiantes e mais capazes de enfrentar as dificuldades!

Algumas coisas que ajudam a aumentar a auto-estima são:

1. Fazer uma lista qualidades vossas (físicas e psicológicas) e relê-la sempre que estiverem desanimadas
Ex: "simpática", "alegre", "divertida", "cabelos bonitos", "pestanas longas", "boa memória"

2. Fazer uma lista de atitudes das quais se orgulham (ir acrescentando ao longo do tempo)
Ex: "ajudei a vizinha a tratar do filho", "resisti a comer uma bolacha de chocolate", "fiz exercício físico hoje", etc

3. Fazer uma lista de acções para melhorar a vossa auto-estima, com prazo associado e cumpram!
Ex: "cortar o cabelo (até ao fim do mês)", "arranjar as unhas (até domingo)", "comprar 1 peça de roupa nova (dentro de 2 semanas)", "fazer 100 abdominais (hoje)"

Não se esqueçam, sempre que se sentirem em baixo leiam novamente a lista de qualidades, se se lembrarem de qualidades menos boas tentem arranjar uma acção para contra-balançar isso!

Por exemplo, se pensarem "que horror, o meu rabo está flácido" pensem "mas tenho uma pele bonita, sou uma pessoa bondosa e simpática e posso contra-balançar este pequeno defeito se eu quiser!"

Ponham na lista de coisas a fazer "fazer exercícios para os glúteos 3 vezes esta semana (prazo: domingo)" e no domingo verifiquem que completaram a tarefa e risquem-na da vossa lista!

Esta sensação de objectivo cumprido vai aumentar a auto-estima, e esta escalada de auto-estima vai levar a que se consigam manter na linha!

11 comentários:

Carlinha Fernandes disse...

Isso com certeza tá funcionando comigo muito bem...obrigada pelas dicas, bjosss

disse...

E aí, Su, melhorou a conversa com a balança? Hehehe. Auto-estima é uma coisa maravilhosa qdo está alta. Mas qdo está baixa, ai, ai ai. Mas temos que encontrar a luz no fim do túnel sim, então, tudo é válido. Nesse tempo em que estamos juntas aprendia a gostar realmente de vc. É uma menina disposta e inteligente. Conduz perfeitamente seus planos sabendo sempre o qu quer. Parabéns. Deixei um selinho prá vc no meu post de 24/06. Nem precisa responder perguntinhas, hehehe! Bjs. Zá

disse...

Ooops! Não vi que já tinha ido lá buscar. Mas tudo o que falei é válido, viu? Hehehe. Bjs. Zá.

Anônimo disse...

Vi seu link no blog da Zá, também estou tentando emagrecer!

Conte comigo!

Lisa disse...

sim se auto estima n conseguimos nada e falo por mim... essa ideia da lista está mto bem conseguida....beijinhos e boa quarta

Sofia disse...

Nem mais! Auto estima é essencial!:)
Gostei mt do teu post! Espero que tb o estejas por em prática! :)
beijocassssssss

Anônimo disse...

Gostei da lista. Serve como motivação para mim.

Débora disse...

Oi,linda!!. saudades de passar por aqui, to numa correria danada.
Parece que leu meus pensamentos, hj eu tava querendo postar sobre este assunto. Pq sei que tem muitas meninas que acabam desanimando. Bjinhos.

Sabrina Mix disse...

Oi!

Estou de site novo. Só passei para divulgar, ok?!

Depois aparece por lá.

Beijos e sucesso,
Sabrina Mix

http://www.sabrinamix.com

Anônimo disse...

Amiga, é o poder da mente!!!! Quanto mais a gente se achar feia e gorda, mas negativa vamos ficando e isso vai fazendo a gente acomodar, ou piorar...pq aí pensamos "Afff...tô gorda mesmo, qq tem comer mais esse pedacinho aqui..."...temos mesmo que trabalhar isso pra conseguirmos o que queremos!!!!!

Vc é e está linda, e continua sendo minha gemea de RA, pq temos os mesmos objetivos, a mesma altura e em breve vc estará com o mesmo peso que o meu...ou até menos!!!!!

Beijoooooooooooooooooooooo

Vânia Almeida disse...

Gostei da sugestão para aumentar a auto-estima, o bom é ir ao shopping fazer compras, iso dá uma levantada no astral!!

bom fim de semana
Vânia
http://cuidandodocorpo.blogspot.com/