O açúcar

Para quem perguntou ontem: o açúcar que estou a tentar eliminar da minha vida é a sacarose, mais conhecida por açúcar branco / açúcar de cana.

Isso significa que eliminei da minha alimentação: bolos, bolachas, chocolates, bombons, sobremesas, cereais de pequeno-almoço (que contenham açúcar), barritas de cereais, etc...

A longo prazo penso substituir a sacarose por frutose (existe à venda nos supermercados), mas para já estou a desabituar-me de comer coisas doces.

A vantagem da frutose é que não é insulino-dependente, sendo absorvida de uma forma muito mais lenta que a sacarose, e portanto não causa os mesmos malefícios. Ainda adoça o dobro da sacarose, bastando utilizar metade da dose (logo metade das calorias).

Relativamente aos adoçantes (que também fazem pessimamente à saúde), também estou a reduzir a quantidade. Deixei de tomar adoçante no leite da manhã e no café, e deixei de comer iogurtes magros (cheios de adoçantes) para passar a comer iogurtes naturais.

Porquê deixar o açúcar? Façam uma pequena pesquisa sobre os seus malefícios e vão entender...

BE SUGAR FREE!

2 comentários:

Carlinha Fernandes disse...

Sou totalmente contra essas mudanças bruscas no cardápio sabe, pra mim qualidade de vida é EQUILÍBRO, mas admiro sua força de vontade, bjoss

Lisa disse...

ola querida, o açucar branco realmente não abona, mas faz parte de nós, para o equilibrio emocional, tem calma, roma e pavia n foram feitas num so dia! eu n tomo açucar no cha, nem nos iogurtes, nem em batidos, nem em sumos ... mas como bolachas de x em quando ... e chocolates anda raro, mas mesmo assim vou comendo um gelado por semana, e 1 bolo lá quando o rei faz anos, para compensar certas carencias lol
mas sem stress! beijinhos e bom fim de semana