Combatendo a cabeça de gorda - parte I

Saboreando a Comida

Muitas pessoas que estão acima do peso dizem "ah, eu sou gordinha porque gosto muito de comer!"

Mas será que é verdade? Quantas vezes é que vocês já viram pessoas acima do peso a devorar a comida? Quantas vezes vocês mesmas já engoliram rapidamente aquela comida maravilhosa que vocês adoram?

Gostar de comer é saborear a comida. E eu fui ver a definição de saborear no dicionário. Diz o seguinte: "comer lentamente e com prazer".

Quantas vezes comemos lentamente e com prazer? E quantas vezes comemos rapidamente e quase sem saborearmos o que estamos a comer?

Eu resolvi fazer uma experiência. Quando como, tiro uma garfada, levanto os olhos do prato e mastigo lentamente. Fecho os olhos e tento perceber as diferentes texturas e sabores.

É doce? É salgado? É picante? É amargo? É crocante? É macio? É viscoso?
Como é que os sabores e texturas se misturam na boca?

Aprecio cada segundo do que estou a comer, sem olhar para o prato. Como é que podemos saborear o agora, se os nossos olhos estão simplesmente focados no que falta comer?

Depois de saborear a 100% a primeira garfada, parto para a segunda e faço o mesmo, com toda a lentidão e cerimónia.

Façam o teste e vão descobrir várias coisas:
1. Que antes saboreavam a comida quase 0% das vezes
2. Que agora se vão sentir satisfeitas a meio do prato
3. Que se conseguirem aumentar a quantidade de vezes que comem saboreando a comida, vão diminuir as quantidades e a "ansiedade da dieta"

E quando disserem "eu sou gordinha porque gosto muito de comer" percebam que na realidade "eu sou gordinha porque gosto de comer muito".

Quando se saboreia verdadeiramente a comida, come-se menos!

-------------------------------------------
P.S - Amanhã de manhã tenho a segunda sessão de endermologia, depois conto tudo!

4 comentários:

Tânia disse...

Olá Su ;) Estou a ver que essas sessões de endermologia devem ser maravilhosas ;) Ainda bem que gostaste!

Adorei o teu post, dá muito que pensar e concordo com o que disseste!

***

Gisele Martins disse...

OIeeee...
Super legal este post de hj heim.
Me identifiquei.

Otima semana.

Bjo:)

Lisa disse...

ahahahah
a unica coisa que como lentamente e saboreando é o meu namorado! ehehhehehe
beijinhos e boa sessão de endermologia

disse...

Su, a última frase resume tudo: gosto muito ou como muito? Diferença fundamental! Bjs.