Pondo a comida no seu lugar - parte III

PASSO 4 - Comer sem restrições

Não pensar em "dieta" quando sentir a fome física. Não se privar.
A privação leva à fome psicológica.


Isto pode parecer estranho: então se eu estou com fome devo comer tudo o que me apetecer?

Como diz o ditado, "o fruto proibido é o mais apetecido".

Então se metermos na cabeça que não vamos comer chocolate, pão, refrigerante ou qualquer outro alimento por um mês, vamos passar dias inteiros a resistir ansiosamente... e na primeira oportunidade em que fraquejarmos vamos atacá-lo impiedosamente e comê-lo até matarmos toda a nossa fome psicológica por esse alimento.

É engraçado como quando estamos com fome do estômago mais facilmente pensamos em comer um prato de comida a sério, do que atacar uma tablete inteira de chocolate.

Quando estou com fome física e vou comer eu liberto-me totalmente. Preparo a minha comida com calma, escolhendo os melhores alimentos, pensando naquilo de bom que eles vão trazer ao meu corpo, medindo o valor nutricional e nunca calórico.

Então como eu associei este passo à minha RA?

1º penso nas quantidades que me levarão a ter fome daí a 3 horas
2º penso em alimentar-me com qualidade, com alimentos saudáveis
3º nunca mas nunca mais pensei em calorias

Depois disto tudo, como. Como com prazer de saborear cada alimento, como com alegria, como com tranquilidade, como sem culpa.

A culpa é o resultado de comer por qualquer outra razão que não seja alimentar o nosso corpo.

10 comentários:

Healthy Woman disse...

Oi amiga
Verdade ne? Qdo estamos com fome de verdade, procuramos comer comida saudavel. Qdo nao temos mais a fome fisiologica e que comemos as porcarias!
Bjs amiga
Vick

Anônimo disse...

Nossa...parece ser bom isso mesmo...mas acho que se eu comer de tudo meeexxmo vou acabar engordando...vou continuar com minhas coisinhas leves e de vez em qndo como as coisas que mais gosto...acho que no começo eu me controlaria, mas depois eu ia acabar comendo mais do que deveria...é a gula minha amiga!!! affff!!! rs

Sobre os creminhos, não lembro dos nomes, qndo chegar minha encomenda te conto!!! Aí tem Avon tbm num tem???

Beijos florzinha...e bom fim de semana!!! =)

Jana disse...

Ola Su!!!

Não gosto de dietas restritivas, o meu problema é com o pão branco, ele não tem nada de saudavel e não da saciedade, o problema é q quanto mais vc come mais tem vontade de comer e isso já é provado, e o pior é q vc sente vontade de comer mais alimentos com IG alto, então vira uma roda gigante, onde vc sempre acaba comendo o q não deve.
Pão integral não tenho problema nenhum em comer.
Sobre o leite, dependendo da pessoa, pois varia, ele faz mais mal do q bem, leite é saudavel para um bb, para nós adultos ele só da calcio de bom, que pode ser encontrado em outros alimentos de melhor digestão, nosso estomago adulto, não digere leite tão bem quanto o de uma criança, por isso ficamos inxados e com muitos gazes. No meu caso, quando corto o leite, solto muito pouco pum e quando solto não cheira e nem faz barulho, já quando tomo leite passo o dia a "peidar" alto e fedorento.
Então tá ai a explicação do pq cortar o leite e o pão.

Sobre a academia, eu sempre gostei do clima, adorooooo malhar e melhor ainda é ver o resultado, cheguei a pesar 56 killos em meus 1,65, mas, meu corpo esta melhor agora q estou pesando 58 q antes, pois estou mais definida, minha barriga esta mais durinha, isso tudo é por causa da malhação.
Então tente se forçar a malhar, faça musculação mesmo, tenho uma dica pra fazer o tempo passar mais rapido e tirar um pouco da tensão, coloca as musicas q vc mais gosta no mp3 e vai com o volume no maxima, vc malha q nem nota, o tempo voa, dai, quando vc notar, já vai ter terminado.

BJUUU

Jana disse...

Ahhh!!!

O negocio não é se proibir de comer e sim propor substituições saudaveis, eu não tomo mais refri e não sinto falta, troquei por suco natural, chá e agua. Não como pão branco só integral, não como arroz branco só integral... E não sinto falta de nada.
Acho c vc passa uma vida acostumada a comer uma certa coisa não vai conseguir tirar só um pedaçinho para comer, então ou vc tira de sua vida ou vc nunca vai atingir sua meta, pq uma hora vc não vai resistir e vai comer o tablete todo em vez de um quadradinho.
Existem coisas exenciais para o funcionamento do nosso corpo e isso sim não podemos abrir mão, como alimentos com gordura boa, carboidrato do bem e proteinas... Mas coisas q fazem mal, isso temos q apagar de nossas vidas, por mais q seja dificil, temos q esquecer q existe.
Eu nunca vou aprender a comer chocolate aos poucos, sempre vai ser um sofrimento ver e não comer, então não compro, não entra na minha casa, minha feira é basicamente composta de frutas, verduras, alimentos saudaveis, peixe e frango.
Então façop restrições sim... Mas são restrições de coisas q me fazem mal e isso me faz me manter saudavel e com pique.

BJU

disse...

Su, minha querida, passei agora bem rápido prá agradecer suas visitas seguidas nesses últimos dias. Já vi que sairam a parte II e III da sua trilogia. Vou voltar com calma no final de semana prá ler, apreciar e comentar adequadamente, ok? Por enquanto um grande beijo e um ótimo fim de semana prá vc. Zá

disse...

Olá Su, voltei. Muito boa essa série, pois reúne conceitos que aprendemos isoladamente, mas que reunidos dá uma boa visão da alimentação como fonte de nutrição e não como válvula de escape emocional. A conclusão prá mim é de que a moderação deve sempre nortear nossa conduta com relação a alimentação. Muito bom! Bjs. Zá

Sofia disse...

Tive a ler os teus posts anteriores, e são mesmo mt interessantes! E, tal como tu, tb "sofro" de fome psicológica, pelo que deixei de dizer que não comer isto ou aquilo, porque é aí mesmo que a vontade aumenta, o que é uma grande porcaria! Tal como tu, desde que mudei o pensamente, sinto-me mt mais calma, relaxada e satisfeita!:)
Beijinhos enormes e continua assim!:)

Barbara Lucas disse...

verdade... quando a gente encana, a coisa piora...

Betina disse...

Temos que parar de comer, pra alimentar-mos... :)

Adorei seu blog, voltarei mais vezes!

Sofia Ramos! disse...

Nossa obrigado por postar essa série "Pondo a comida no seud evido lugar" faço reeducação alimentar a anos e sempre enrolada com a manutenção e há algum tempo me deparei com alguns questionamentos que me trouxeram a seu blog ( graças a Deus obtive respostas a muitas perguntas que me atormentavam).

Obrigado!
Vou te seguir!!