Pondo a comida no seu lugar - parte II

PASSO 3 - Esperar sentir fome

Para retomar o esquema de alimentarmo-nos só por necessidade é importante esperar a fome do estômago e não seguir um horário pré-determinado para nos alimentarmos (almoço, jantar, etc)

Isto em teoria é muito bonito, eu também gostava de poder dormir as horas que o meu corpo pede, adormecer quando tenho sono e acordar sem despertador... Mas o mundo não é assim e tem horários.

Também já é sabido que ficar mais de 4h sem comer, faz com que o nosso metabolismo fique muito lento, o que prejudica a perda de peso.

Então como eu implementei este passo? De facto como só quando tenho fome, mas na refeição anterior tomei o cuidado de comer a quantidade suficiente para ter fome daí a cerca de 3 horas (o indicado para que o nosso metabolismo fique acelerado).

Demorei uns dias a ajustar as quantidades, mas agora eu sei que tomando um pequeno almoço X às 9h30 da manhã, começo a sentir fome perto das 12h30 (hora do almoço).

Assim sendo passei de:
-> 1 copo de leite + 2 fatias de pão integral com fiambre (9h30) + 1 peça de fruta (11h) para
-> 1 copo de leite + 1 fatia de pão integral com fiambre (9h30) de modo a ter fome para almoçar às 12h30.

Notaram a redução de comida? Acham que estou a comer pouco, talvez? Pois é, mas o meu corpo diz-me que eu não preciso de mais... :)

8 comentários:

Ana Bastos disse...

olá!!!
estás falar só do peq. almoço... certo?! até ao almoço n comes nada?! uhuuum então n concordo com isso, 1 fatia de pão ok... e a fruta deveria manter-se a meio da manhã... de "modos" que n concordo com o comer qdo se tem fome (ou ter fome...) ou beber agua qdo se tem sede(esta n é o caso..) pq qdo isso acontece... um ou outro, o corpito já tá em défice... e vai assimilar tudo!!!
k seca k te dei ;))) mas é o q eu penso (eu e n só)

bjinhus

Força!!!

Su disse...

Ana, obrigada pelo teu comentário :)

Eu sei que na RA estamos muitas vezes habituadas a pensar que a fome é algo de mau e que devemos evitá-la, mas eu não estou a falar de ficar com o estômago a roncar, estou a falar dos primeiros sinais de fome que acontecem bem antes disso (é preciso saber identificá-los).

É óbvio que ficar uma manhã inteira sem comer, para quem toma o pequeno almoço as 8h e almoça as 13h é muito tempo! Mas eu como as 9h30 e almoço as 12h30 ou seja 3h depois!

Não acho que ficar 3 horas sem comer faça mal :)

Mas isto é uma experiência, e a balança já está a demonstrar os seus resultados :)

Beijinhos ***

Thais disse...

Mas é por aí mesmo. comer de 3 em 3 horas e comer pouco, pois ficamos saciados com pouco se comemos sempre.
Vc tá fazendo certíssimo!
Beijinhos!

Jana disse...

Ola Linda!!!
C tem força pra malhar também, mais só tem de começar, depois q vc começa vc sente um prazer inesplicavel.
Então trate de procurar uma academia e comece, em 2 meses vc ja vai ta vendo grandes mudanças no seu corpo e não se imaginando sem uma academia.

BJUUUU

Jana disse...

Posta alguma foto.

Ana in UK disse...

Mt bem!! Acho que tenho de fazer lo mesmo!
Jinhux

Miss Blueberry disse...

Oi, vc estava sumida mesmo! Gostei dessa sua tática, mas eu pensei uma coisa: será que vc precisa emagrecer mais MESMO? Pelas suas medidas (altura e peso), vc já parece ser tão magrinha... De todo modo, desejo sorte. E vá contando os resultados.

Beijos!

Jojozinha disse...

Sao essas pequenas mudanças que fazem toda a diferença! =)
Podias era partilhar mais alteraçoes aqui connosco, pa termos ideias :P
Beijokas