Fome Psicológica / Emocional

A principal conclusão à qual eu cheguei é que eu como por fome psicológica / emocional. Mas o que é isto?

Fome Fisiológica X Fome Psicológica

Fome física, ou do estômago, é a fome fisiológica; nossa necessidade de reabastecimento. É a fome que sustenta a vida.

Fome emocional ou psicológica, é a fome que não tem ligação com a sustentação da vida. Implica comer "apenas por que a comida está lá"; "porque alguém se preocupou em prepará-la"; "porque paguei pela comida", "porque tenho pena de jogar fora"; "porque me sinto ansioso"; "porque estou triste, frustrado, feliz, etc...". Por fim, a fome emocional é a que nos faz comer mais e mais, apesar de já estarmos satisfeitos ou até passando mal. É ela que nos faz engordar.


Qualquer bebé quando nasce sabe chorar quando tem fome e largar o peito da mãe quando está satisfeito. Ao longo dos anos os nossos pais obrigam-nos a comer tudo o que está no prato e a ignorar os nossos sinais de saciedade. Obrigam-nos a comer a horas certas (almoço, lanche e jantar) mesmo que ainda não tenhamos fome.

Isto faz com que comecemos a desenvolver a capacidade de continuar a comer mesmo quando estamos satisfeitos e começar a comer quando ainda não temos fome... e é esta capacidade e mais nada que nos tem feito engordar durante todos estes anos...

Como mudamos esta situação? É precisamente isso que vos irei contar durante os próximos tempos, derivada desta minha experiência ao longo da última semana.

Não percam os próximos episódios! :)

9 comentários:

luxas disse...

Olá Su fico á espera de novas. Quanto ao que disses-te em relação ás crianças, já pensa-te que muitas delas se não fossem obrigadas a comer pelos pais, nunca sentiam fome? Eu em criança era mesmo assim, se os meus pais não me obrigassem a comer eu nunca sentia fome. Ou então só comia doces.

Beijos

Mishi disse...

Olá querida Su,

Gostei muito deste post. Era tão mais fácil se só nos apetecesse comer quando realmente fosse preciso... :)

Beijinhos

Healthy Woman disse...

Oi amiga
Tudo bem?
Poxa, verdade. A gente sempre tem que pensar na fome fisica e psicologica. Sempre que me cuidei desta maneira consegui os melhores resultados. Mas nao sei o que acontece conosco que tem dias que nao funciona. Mas nao podemos desistir nunca!
Bjs
Vick

Flávia disse...

Oi Su,

Obrigada pela visita e pelo recado cheio de incentivo, fiquei muito feliz!
Eu também não funciono com deadlines. Tenho que seguir fazendo minha alimentação saudável, comendo umas coisas que gosto aqui e alí, fazer meus exercícios e deixar que meu corpo determine a perda de peso.Prá mim, só da certo assim!

Um beijão

Camilla Luck disse...

O que falou no post passado eu concordo plenamente,se a gente não conta as pequenas coisinhas,como horrores de calorias a mais,pq até aquela balinha pra adoçar a boca depois do almoço,ou o cafezinho no meio da tarde tem calorias...
Mas sobre fome emocional eu tava sentindo isso quando abandonei o remédio,não tava sentindo fome mas miinha cabeça me mandava comer,agora já estou melhor!Tô comendo menos e aprendendo a manter meu controle!
Que bom q vc já está de volta! Um beijão!

Papoila disse...

Eu tou a dominar a fome emocional... agora tenho um problema grave com a "fome horária" :)

beijoca

Unknown disse...

Ai, Su, quando vejo essa tua reguinha de pesagem sinto uma inveja.. Uma inveja boa, é claro, que me serve de exemplo. Há dois anos atrás tinha chegado aos 53, estava ótima, mas pus tudo a perder...

Pelo teu IMC teu peso já está ótimo, acha que precisa emagrecer mais?

Beijão!

Tati Alves disse...

Afff... Vou esperar ansiosa !!! Tenho certeza que quando engordo eh pq deixo a fome psicologica tomar conta de mim !!!
beijo

Sofia disse...

aguardo os próximos posts!!
fico mt contente por teres voltado!:)
beijinhos enormesssssssss!