Da teoria à prática - II

Nestas duas semanas a minha atitude em relação à comida alterou-se bastante e aprendi muitas coisas...

1. Aproveitei a minha preguiça natural e tentei aplicá-la à comida

Normalmente tenho de lutar para vencer a preguiça, mas agora foi só "deixá-la à solta" e ter preguiça de ir comer. Só vou comer quando o estômago dá um sinal de alerta!

É fácil, é tranquilo e sem stress... Deixo-me preguiçar até que a fome chegue. Pensando bem, esperar é fácil, não é?


2. Arranjei uma técnica para saber se estou com fome real

Penso numa comida que eu não goste nada de especial, tipo "sopa", "arroz de cenoura" ou "peixe assado". Quando acho que estou com fome pergunto-me "se eu tivesse peixe assado à minha frente neste momento eu comeria"?

A gula / fome psicológica é muito específica. Se nos apetecer um doce, comer um salgado não a sacia. A fome física não. Podem ter a certeza que se estiverem com fome a vossa resposta, mesmo que seja hora do lanche, vai ser "epá, um peixinho agora até caía bem!"


3. Aprendi a escala da fome e saciedade

Quanto estou na dúvida se já chega de quantidade de comida eu tento pensar em que nível de saciedade eu estou... Acho que quando eu paro para pensar assim é fácil determinar se estou num nível 5, 6, 7... E isto ajuda-me a parar a tempo!


Quais são os benefícios que eu sinto nesta mudança de atitude?

- Estou mais tranquila, não preciso de pensar em comida o tempo todo, só mesmo na hora da fome :)

- Não pensar em comida, deixa-me mais tempo "livre" durante o dia para pensar noutras coisas e estar relaxada

- Deixei de contar calorias, apontar a alimentação, fazer mil e um planos de acção e gasto esse esforço a organizar outras áreas da minha vida... sinto que estou mais produtiva no meu trabalho

- Não vivo angustiada com a chegada do fim-de-semana, de uma festa, ou em como vou manter o peso depois de chegar à meta final, basta comprometer-me comigo mesma a comer apenas quando a fome chegar

Amanhã de manhã vou passar o fim-de-semana prolongado fora... Portanto vamos lá ver se consigo resistir às tentações, focando-me na minha fome física!

Volto segunda feira com os resultados!!!! :D

9 comentários:

Anônimo disse...

Oi Su, cheguei ao seu blog pelo da carola, e adorei as dicas, to te linkando pra vir mais vezes, beijos!

Healthy Woman disse...

Oi amiga
Obrigada pelos votos de feliz aniversario!
Vou tentar colocar estas suas dicas em pratica em minha vida!
Bjinhos
Vick

Anônimo disse...

hahahahahaha....essa dica de pensar numa comida que não gosta é boa...vou aplicar!!! Tô adorando esse seu sistema...rs

Beijos amore...e bom feriado prolongado!!!

Andrea disse...

Oi Su, tbm vi seu blog no da Carola, mto bacana esses posts sobre fome psicologica e fisica. Muuuito certo!!
vc ta estudando nutricao/psicologia? Esse tema daria uma tese interessante. :)
Beijos e divirta-se no feriado!!

Camilla Luck disse...

Rsrsrsrsrs ! Aí Su,como sorri do teu post! Te juro que pensei q fosse aúnica a ter preguiça até de comer! kkkkkkkkkkkkkk
Te juro q a preguiça mora em mim!
Eu tb estou usando uma escala de saciedade...Eu como um pouco e espero...Se ainda me der fome depois de uns 10 ou vinte minutos eu como mais um pouquinho...Já está bem natural,nem conto tanto como dieta,pois já levo na naturalidade!
Um beijo!

Silvia disse...

Ando meia desaparecida, mas vim deixar um beijinho! Bom feriado :)

Papoila disse...

entao, miuda? para qd novidades acerca da reguinha???? :)))
beijoca

Barbara Lucas disse...

é isso aí lindona, a gente se adapta à RA e a adapta a nós mesmas...
o auto conhecimento é a chave do sucesso
beijoca, e boa semana

Miss Blueberry disse...

Olá! Nossa, impagável essa de "preguiça natural", hahahaha!

Acho que vou testar o seu método por uns dias.

Bjus.