Da teoria à prática - I

Durante a minha primeira semana de reflexão cheguei logo à conclusão de que eu comia demasiadas vezes por fome emocional. Era frequente estar a meter a chave na porta de casa e a pensar o que é que eu ia petiscar antes do jantar...

Percebi que não podia continuar assim, pesquisei um pouco sobre fome psicológica / emocional e descobri todas estas dicas.

Foi o suficiente para fazer o click! Percebi que podia relaxar e confiar no meu corpo, porque ele me ia despertar quando necessitasse de comida!

Então decidi fazer esta experiência comigo mesma, primeiro percebi quando tinha realmente fome ou não, quando estava saciada, quais as quantidades para ter fome de 3h em 3h. Ao fim de 2 dias estava completamente adaptada a uma nova rotina e a perceber com facilidade todos os sinais do meu corpo.

A primeira semana foi de TPM, mas super tranquila e não comi por fome emocional. Descobri que nesta altura a gula / apetite / fome psicológica é mais acentuada, mas temos menos fome física, porque parece que o corpo está todo embrulhado!

Nesta primeira semana, perdi 1 quilo sem stresses, sem ansiedade, sem ir a correr pra balança de manhã e à noite, sem passar o dia a pensar "não posso cair em tentação, não posso comer doces, não posso comer chocolates, não posso, não posso!"

Durante essa semana, comi pizza, batatas fritas caseiras, chocolate e bebi uma vez Coca-Cola. Tudo moderadamente, como é óbvio :)

A meio da semana passada estava com 50.5 o meu peso mais baixo de sempre.

Mas não há fórmulas milagrosas, simplesmente esta forma para mim fez sentido. Mas também vos digo que comi algumas vezes por fome psicológica nesta última semana.

Reconheci a mim mesma que o tinha feito e a partir desse momento decidi esperar que a fome aparecesse para voltar a comer... E resulta! :)

6 comentários:

Betina disse...

é aquela frase.. coma por fome... e nao por vontade de comer..


vc está certíssima!!! bjs!

Ana Bastos disse...

olá!!!
e que bom...
a fome psicológica é dificil de controlar, é tipo "vicio" :) se controlaste... melhor!!!

bom resto de semana!
bjitu

AnaLua disse...

oi linda!

aind abem que te estas a sentir assim bem:)

as, tambem ja ouvi dizer que nao se deve esperar por ter mesmo fome porque esse é o sinal de desespero do corpo! o que s edeve fazer é comer certinho de tres em tres horas mais ou menos, mesmo que nao se tenha aquela fome deve-se trincar qq coisa!

sei la...por outro lad axo k kada um deve seguir akilo k o faz sentir melhor né? :P

jinhossssssss

Jana disse...

Oi Su!!!

Meu marido ja esta otmo, graças a Deus.
É bom aprender a ouvir o corpo, né???
Ansiedade é fogo, sou SUPER ansiosa, então tento me manter ocupada.

BJU

Sofia disse...

ainda bem que está tudo encaminhado!:) finalmente, aprendeste a ouvir o teu corpo, e isso é fenomenal!:)
beijinhos grandes e continua assim!

disse...

Opss, desculpe a nossa falha! Pensei que fosse uma trilogia, mas vi que o conteúdo todo ainda não estava acabado. De toda forma, algumas pessoas têm maior poder de observação do próprio corpo, como vc, que conseguiu identificar as diferenças entre o emocional e o físico. Outras acham que é tudo emocional e qdo restringem acabam privando o corpo de nutrientes e não conseguem ir muito adiante. Já as que acham que tudo é fome física, creio que essas devem ser as que mais engordam, pois não conseguem perceber os sinais de saciedade. Bom, pelo menos é isso que eu penso. Bjs. Zá