Programa de Desintoxicação de Doces

O açúcar, que come nos bolos ou no chá, pode andar a roubar-lhe energia. Saiba o efeito desta substância na sua disposição e vitalidade.

Para que fique mais consciente da influência que o açúcar exerce sobre si, experimente o seguinte: durante duas semanas evite comer açúcar (sacarose) ou qualquer tipo de alimento que o contenha, incluindo o mel. Elimine o açúcar que coloca no café, no chá, no leite e não se esqueça que ele está presente numa infinidade de alimentos (bolos, bolachas, chocolates, refrigerantes; a maioria dos cereais, de pequeno-almoço, prontos a comer; barras de cereais; alguns pães embalados; alguns iogurtes, etc.).

Poderá estar agora a pensar que, se eliminar todos os produtos acima referidos, lhe sobrará pouco para comer. Esse é um péssimo sinal! Significa que a sua alimentação assenta em alimentos muito processados, refinados, com uma elevada concentração de calorias mas com poucos nutrientes (chamadas de "calorias vazias") e que estão a sobrecarregar a função do seu pâncreas, entre outras.

Poder-lhe-á parecer estranho que num programa que tem por objectivo aumentar os níveis de energia do corpo, seja totalmente desaconselhado o uso do açúcar, já que este é um alimento tido como altamente energético. Passemos à explicação.

Depois de comer um determinado alimento, este terá que ser digerido para que os nutrientes (proteínas, hidratos de carbono, gorduras) possam ser absorvidos. No processo da digestão ocorre uma quebra desses nutrientes nos seus constituintes básicos (aminoácidos, glucose e ácidos gordos, respectivamente), que são mais pequenos e podem passar pela membrana intestinal. Este processo digestivo é demorado e os nutrientes vão passando lentamente para a corrente sanguínea, onde ficam disponíveis para serem utilizados como fonte de energia pelas diversas células, tecidos e órgãos.

Acontece que o açúcar (e os produtos que o contêm) já não precisa ser digerido para ser absorvido, uma vez que é uma molécula suficientemente pequena, que pode ser absorvida de imediato. A ingestãodestes alimentos ricos em açúcar irá aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, interferir com a produção e libertação de insulina e causar pressão sobre o organismo.

O pâncreas reage à elevada quantidade de açúcar no sangue, produzindo uma grande dose de insulina. Isto provoca os altos e baixos que muitas pessoas sentem após a ingestão de doces.
A ingestão de chocolate, em alturas em que precisa de um estimulante, representa uma "faca de dois gumes": na realidade, o chocolate (porque tem muito açúcar) proporciona uma rápida injecção de energia no sangue mas, num curto espaço de tempo, as pessoas sentem-se mais apáticas do que antes. Esta reacção pancreática chama-se hipoglicemia reactiva, ou seja, o açúcar no sangue acaba por baixar vertiginosamente causando essa sensação de falta de energia e fraqueza.

Dr.ª Florbela Mendes


Ainda não estão assustadas? Leiam um pouco mais aqui.

Já há muito que me sinto dependente de doces e chocolates. É verdadeiramente um vício, as vezes acabei de comer e ando feita maluca a abrir e a fechar os armários à procura de "uma coisinha doce"!

Então decidi que nesta última semana de Março (a começar hoje) vou fazer uma redução nos doces: evitar os biscoitos, bolachas, bolos secos ou com creme, refrigerantes e outras bebidas doces, gelados, chocolates, sobremesas e guloseimas.

Na semana seguinte (31/03/2008) vou entrar efectivamente num programa pessoal de desintoxicação de doces que irá durar o mês de Abril, evitando ainda as barritas de cereais adoçadas (tenho de arranjar alternativas no mercado) e o adoçante que ponho todas as manhãs no leite (não faz lá falta nenhuma) e nos cafés.

Para já vou manter o adoçante no chá, porque senão não o consigo mesmo beber :)

Então o que vou eu comer?
Vou ter uma alimentação rica em:
- verduras (alface, tomate, cenoura, milho, espinafres, etc)
- fruta (bananas, laranjas, maçã e pêra)
- cereais e derivados integrais, ou pouco refinados (aveia, cevada)
- leguminosas (feijões, grão)
- peixe gordo (salmão, atum)
- carne de preferência de aves (perú, frango)
- oleaginosas (nozes)
- azeite
- muita água e chás (chá verde, branco ou preto)

Alguém alinha no desafio de por os açúcares de parte e ganhar um novo fôlego? :)

5 comentários:

AnaLua disse...

ora bem minha linda, amanha volto com mais tempo para ler o artigo todinho mas penso que alinho nisso da desintoxicaçao:P

bjinhosssssss

Sofia disse...

alinho sim!!!! tb quero "abolir" (nem que seja por 1 semana!) os doces da minha vida!no ento, não vou conseguir ser 100% fiel aio desafio, pelo seguinte motivo: é que antes de fazer aula de RPM eu preciso mesmo de comer 2 cubinhos de marmelada, senão lá se vai a tensão a baixo (ainda mais!)..é justo..tu bebes o chá com o adoçante e eu comi 2 cubinhos de marmelada às 2ª, 4ª, 6ª e sábado..não?hehehe! depois dá noticias, ok?
beijinhossssssssssss!

Sofia disse...

ps: não ligues aos erros ortográficos, sim? :))

Unknown disse...

Acho isso óptima ideia, e não é a primeira vez que o tento. Tenho 42 kilos e 1,72cm, portanto não existe um problema de peso necessariamente. Tenho é um problema de dependência de açucar e consigo comer quase 3 tabletes de chocolate de 200g. Isto para mim é uma tortura. Às vezes até acho que estou a ficar maluca. O essencial secalhar é não pensar demasiado no assunto, e não associar os doces às emoções. Acho que é essa uma das principais razões que levam as pessoas a consumir tanto.

Nutricionista Bárbara Cancela de Abreu disse...

Foi ao lêr os comentários deste artigo que como Nutricionista não pude deixar de participar nesta conversa.
Gostaría de alertar as pessoas que quando se encontram fora do intervalo de peso recomendado (Indice de massa corporal= 18,5-24,9Kg/m2) devem procurar vivamente um nutricionista para terem um aconselhamento personalizado de forma a entenderem bem o que se está a passar.
Podem calcular o Indice de massa corporal (Peso em Kg a dividir pelo quadrado da altura em metros)por exemplo no caso da Verónica se estas com altura 1,72 e o peso de 42Kg estás com um Indice de massa corporal de 14,2Kg/m2 o que corresponde claramente a magreza excessiva.
Qualquer programa de desintoxicação deve ser acompanhado pelo aconselhamento nutricional. Boa sorte a todas:)