Água em excesso faz mal à saude

Se toda a gente é diferente, se os nossos metabolismos são diferentes, se a quantidade de comida necessária varia consoante o peso e actividade física, vocês acham que toda a gente precisa de beber a mesma quantidade de água? É claro que não!

Pensem duas vezes: uma menina de 60 Kg no frio do Inverno em Portugal que não faz actividade física precisará de ingerir os mesmos 3L que uma menina de 120 Kg no calor do Verão do Brasil que faz 1h de exercício físico por dia?

Então porque é que em todos os blogs eu vejo que se devem ingerir 1.5 a 2 litros de água por dia? Porque é que eu vejo pessoas a tentarem beber 3 litros de água por dia nos desafios light?

Pensem, mulheres, pensem! Isso é uma estimativa para um adulto médio com cerca de 60 a 70 kg... Eu já li algures que a quantidade de líquidos a ingerir deve ser algo como 1 litro por cada 40 quilos de peso!

Então para mim, que peso 52 Kg eu deveria beber 1.2 litros de líquidos, como faço 2h de exercício aeróbico moderado por dia, isso aumentaria para 1.5 litros... Quando chegar o Verão, em dias quentes eu posso beber até aos 2 litros.

E não se esqueçam que líquidos não inclui refrigerantes (que desidratam) nem chá (que é diurético), mas inclui sumos de fruta, sopas, etc!

Qual é o risco de beber água em excesso? Sobrecarregar os rins!

Tudo o que é em excesso faz mal, inclusive a água! Então qual é a quantidade certa?

Ouçam o vosso corpo... Um bom indicador é a cor do xixi :) Se estiver amarelo escuro, precisam de mais água, amarelo clarinho está no ponto certo, quase transparente foi água demais!

E como é óbvio a água tem de ser distribuída de forma igual pelo dia todo... Eu bebo 2 garrafas de 33 cl de manhã, 2 à tarde, e mais 1 no início noite durante a aula de dança. Já aprendi que essa é a frequência ideal :)

Bem, o post está longo, ainda vos queria falar dos diuréticos, mas fica pra amanhã!

9 comentários:

Anne Costa disse...

Menina de Deus...amo seu posts,vou começar a indicá-lo no meu blog...isso da água faz sentido mesmo...sabe que eu estava tentando beber 2 litros por dia...e estava até me fazendo mal amiga...mas agora eu sei posso consumir 1.5 nos dias menos quentes e 2 nos mais quentes pois peso 54...que bom poder ter dicas assim que nos ajudam...obrigado.

Beijokas e tenha um ótimo dia!!!

Kika disse...

Gostei deste post. Tinha sempre esta dúvida sobre a quantidade de água a ser tomada. Vou me orientar de acordo com sua dica. Faz sentido. Obrigada! Um bjin.

Papoila disse...

os médicos sempre me disseram de 1.5 a 2, não mais. Também n consigo perceber como se bebe 3 litros em pleno inverno... deve ser um sacrifício e tanto :(

e devagarinho lá chegaremos :)

Pippa disse...

Su, eu também já vi um programa no canal 2 em que faziam experiências com várias mulheres sobre este tema e chegaram à conclusão que há pessoas que não precisam de beber àgua pura e simplesmente. Porque ela está presente nos alimentos e isso é suficiente para algumas pessoas!

Camilla Luck disse...

Vc tá certíssima,eu não consigo beber 3 lt de água de maneira nenhuma!!!Só num dia muito,muito quente mesmo! Sempre achei isso besteira,devo tomar em média quase dois lt,por causa da malhação e dança,mas tb entram as frutas aí,como a melancia,goiaba que tem muita água e ajuda a hidratar o organismo...Pra mim muita água só faz crescer a barriga!kkkkkkkkkk
Já tentou dançar com a barriga cheia de água???Um horror!!!
Beijos cheios de carinho pra ti!

Tenha um dia light!

Marcella Castro disse...

nossa, muito bom esse seu post!
há 3 dias estou me forçando a beber 2 litros por dia e comecei a sentir um peso do lado direito da barriga, no finzinho, sem contar que estou fazendo muuito xixi =X e a urina ta transparente! foi então que fiquei meio "encucada" e resolvi pesquisar, daí achei teu blog! :D
aah, peso 45 po..imagina, eu tomando 2 litros! haha

beeeijos e valeu!

Unknown disse...

é mormal beber 20 litros de água durante 24 horas? qual o risco que corro?

7 disse...

nao nos podemos esquecer que mais de 80% do nosso peso é água!

tu dizes que a água faz mal à saude por esforçar os rins, então porque fazes exercicio fisico?? visto que tambem esforças uma parte do corpo (os teus musculos e o coração)


Quero apenas alertar para o facto de o corpo não ser um objecto normal, ou seja:

esforço=saude


MAIOR O ESFORÇO, MAIOR A SAUDE A LONGO PRAZO!



Quanto à quantidade de àgua, como tu dizes, depende, mas o maior problema é que a maior parte das pessoas bebe bebias alcoolicas e gaseificadas, que dão cabe do sistema todo :s a agua serve para "limpar" essas porcarias todas

Os Mestres Respondem disse...

Gente pelo amor de Deus, ÁGUA É VIDA! Tome bastante agua pra renovar as células do seu corpo. De que adianta tratar um peixe doente se você não renovar a água do aquário? O peixe morre!