Nova Reeducação Alimentar

Agora que estou há cerca de um ano na mesma faixa de peso (entre os 52 e os 50) e com medidas cada vez menores, o peso / forma deixou de ser o ponto fulcral na minha reeducação alimentar.

Durante estes últimos dois anos tenho vindo a aprender muitas coisas sobre alimentação e pretendo alimentar-me de forma mais saudável.

Em casa dos meus pais é sempre muito difícil comer adequadamente: há pizzas, doces, lasanhas e todas as coisas engordativas e não saudáveis que se possam imaginar. Agora sei porque cresci com excesso de peso.

Muito em breve vou finalmente sair da casa dos papás para ir viver com o meu amor. Acho que vai ser uma experiência maravilhosa e uma das facetas que eu acho que vou gostar de viver é a de poder escolher realmente aquilo que como (embora não seja minimanente tão importante como todas as outras coisas de uma vida a 2).

Resumindo, resumindo estou à procura de uma alimentação saudável.

Já li coisas sobre ovo-lacto-vegetarianismo, mas eu gostava de incluir um peixinho e umas carnes magras (mas gostaria de deixar a carne vermelha por completo).

Ainda por cima os vegetarianos fisam bem que comem qualquer coisa que não seja carne, tipo maioneses, refrigerantes, etc. Isso também não é o que quero. Logo, ovolactovegetarianismo não é pra mim.

Procurei, procurei, e não há nenhuma filosofia que se adapte ao que eu procuro. Quero uma alimentação saudável e natural ao máximo.

Claro que não vou ser fundamentalista, e quando comer fora, vou comer do que houver dentro da escolha mais saudável possível. Sem neuras.

Algumas mudanças que gostaria de introduzir a médio-longo prazo:
- comer mais vegetais, frutas e grãos (de preferência biológicos)
- reduzir a utilização de enlatados
- abandonar a carne vermelha
- substituir sacarose e adoçantes por frutose (e reduzir substancialmente a frenquência com que como doces)
- fazer os meus próprios iogurtes caseiros
- trocar os cereais refinados por integrais (pão, arroz e massa)

Eu que adoro cozinhar, acho que no fundo quero mudar os meus pratos maravilhosos e calóricos, para pratos maravilhosos, light, saudáveis e naturais.

Pronto, como não há nenhuma dieta assim, eu vou inventar uma...

Vou amadurecer esta ideia durante as minhas férias de Verão em Agosto e voltarei em Setembro com novidades (e quem sabe um novo blog?)

4 comentários:

Mαrα disse...

ei suuu
fico bastante feliz por vc ter conseguido manter o peso durante esse tempao, sem grande veriação, eu so a prova viva de que isto é mt dificil ;/
eu tbm estou a procura de alimentação saudável, antes queria me alimentar saudavel, so pra emagrecer, mas agora eu vejo que é mt mais que isso, tudo em vc muda, pele, cabelo, bem estar, sua saude ..

beijao amada

disse...

Oi Su,quanto tempo! Vc está certa em desencanar da balança e ver a questão das medidas (massa gorda X massa magra). E está certa tb em adotar um estilo de visda mais saudável, mesmo que isso não se enquadre numa dieta de aplicação geral. Mudança de hábitos fazem o estilo.
Bjs.

Alessandra disse...

Olá! Seu blog é lindo!Parabéns!
No meu blog tenho o que vc precisa para fazer uma reeducação alimentar! Trabalho mostrando as pessoas como elas podem emagrecer de uma maneira saudável e gostasa, sem sacrifícios! Comendo de tudo, porém na quantidade certa,fazendo uma reeducação alimentar!
Visite meu blog: http://vidasaudavel.blogspot.com.br

Francisco disse...

Olá, sou leitor do seu blog, vi sua preocupação com alimentação saudável e acho um problema muito atual.

Estou tentando desenvolver um site sobre o assunto, chama-se Planejamento Alimentar, www.planejamentoalimentar.com/quem-somos/ ,gostaria que desse uma olhada para ver o que acha da idéia, ainda é somente uma idéia, mas estou procurando a opinião dos possíveis utilizadores para continuar o desenvolvimento.

Obrigado,
Francisco