Adenda sobre a sacarose

Olá meninas, obrigada por se preocuparem tanto com a minha decisão de reduzir drasticamente a sacarose e adoçantes na minha vida.

Não vos volto a maçar mais com este tema, mas vou dar algumas explicações extra, para que fiquem a entender:

1. O AÇÚCAR não tem nenhum nutriente, só tem as chamadas calorias vazias
2. Na RA uma pessoa deve comer de TUDO, mas de preferência tudo o que faz bem ao organismo e portanto o açúcar não é "obrigatório"
3. Eu estou bem, sem neuras, não sinto nenhuma falta de comer doces... é certo que senti nos primeiros 3 ou 4 dias, mas agora já nem penso nisso (se eu sentir vontade de comer um doce, eu como e pronto...)
4. O que me levou a fazer isto foi a minha necessidade constante de doces, frequentemente comia mais do que um doce por dia (chocolate, bolachas, etc) e isso não era saudável de todo!



Aqui fica um pequeno texto para reflectirem:

"Até cerca de 300 anos atrás a humanidade não usava aditivos doces na sua dieta diária. Os povos antigos, civilizações passadas, brilhantes exércitos não conheciam o famoso aditivo doce. O mel era usado eventualmente, mais como remédio.

Este processo histórico prova que o açúcar branco é desnecessário como alimento. Foi só a partir dos dois últimos séculos que o açúcar começou a ser produzido e consumido de forma cada vez mais intensa. Com a sofisticação da técnica, purificou-se mais ainda o açúcar de cana retirando-se dele apenas a sacarose branca. Hoje somos uma civilização, consumidora de milhares de toneladas diárias de açúcar.

O corpo humano não necessita de açúcar branco. O que é realmente necessário é a glicose, ou seja, a menor partícula glicídica dos carboidratos. A glicose, por sua vez, é importante para o metabolismo, pois produz energia ao ser “queimada”.

Processar a sacarose exige muito cálcio e magnésio do metabolismo e das reservas; ele “rouba” os nossos depósitos de um modo diretamente proporcional a quantidade ingerida. Podemos dizer então que o açúcar é descalcificante, desmineralizante, desvitaminizante e empobrecedor metabólico. Açúcar não é “alimento”, mas um poderoso “antinutriente”, um grande ladrão."

Espero ter esclarecido todas as dúvidas!

4 comentários:

Lia disse...

eu quero mto me diciplinar a comer menos doces tb...
e qdo falo doces digo adocantes tb...
acho q o ideal eh ir diminuindo a cada dia ate q nao se sente mais falta...
adorei seu blog! posso colocar o link no meu blog? se quiser coloca o link do meu tb, ai mantemos contato

se vc quiser participar de um desafio de emagrecimento pra promover emagrecimento e motivaçao e ainda concorrer a premios visite meu blog... começa nessa segunda feira 16/03!
Bjos

Papoila disse...

Fora que vicia, né?
quanto mais doces como, mais vontade tenho, é um círculo vicioso :((((
e n maças nada! nem sempre comento, mas adoro ler posts informativos :)))

beijocas

Marta Eunice disse...

olá querida!
chegei aqui através do blog de uma amiga!
também minha nova etapa é cortar o açucar, esteou em Ra desde dezembro!
Adiciona a ferramenta para que possamos acompanhar seu blog ok!

Carlinha Fernandes disse...

Acho que cada um sabe de si, se vc se sente bem assim, ótimo, mil beijoss