Dieta da Energia

A rotina do dia-a-dia cada vez mais se preenche de milhões e milhões de afazeres: trabalho, consultas médicas, telefonemas importantes, contas a pagar, reuniões em família...

Tudo isso acaba por causar um cansaço diário.
O segredo está na alimentação, que, com a correria do cotidiano, acaba não tendo a atenção devida. Esta, se não for bem cuidada, pode não só causar ganho de peso, mas também apatia e até depressão.

Portanto, na luta contra o desânimo e por uma boa disposição, é necessário que se invista numa dieta balanceada e de qualidade, que contenha os nutrientes fundamentais para o nosso organismo e que se encaixe ao nosso estilo de vida.

A dica para uma boa alimentação está no consumo diário de carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais, distribuindo-os pelas refeições.

Os carboidratos podem ser consumidos logo pela manhã (fruta, cereal, pão integral), como uma boa fonte de energia para começar seus afazeres cotidianos.

Já no almoço, o ideal é fazer uma refeição leve (carne branca, frutas e, como fonte de fibras, leguminosas, verduras e grãos).

Evite, portanto, gorduras e alimentos que dependerão muita energia no momento da digestão, como a carne vermelha, para que não fique com sonolência o resto da tarde.

Na chegada da noite, dê ênfase nas saladas, grelhados e sopas, deixando, assim, os carboidratos de fora, pois é hora de descansar.


Alimentos que combatem a fadiga

ALFACE - Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. Use e abuse, inclusive no preparo de sucos desintoxicantes, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos.

BANANA - Essa fruta, tão comum em terras brasileiras, diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia. Não exagere, porque por conter muita frutose, acaba engordando.

ESPINAFRE - A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Ainda, contém magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

FRUTOS DO MAR - Quer dar um chega para lá na apatia? Abuse das delícias que vêm do mar. Elas têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (ômega 3, essencial para o trabalho regular do coração. Não exagere, pois os frutos do mar também têm colesterol.

JABUTICABA - Essa frutinha é composta de ferro - que combate a anemia - e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. A jabuticaba tem grande quantidade de carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam. Para que não prenda os intestinos, a cada 10 ingeridas, mastigue (e coma) uma com casca e tudo.

LARANJA - Abundante em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja auxilia o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. Essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Opte por consumir a laranja em pedaços ou gomos, e evite tomá-la como suco. A fruta é farta em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas aos intestinos.

OVOS - Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Duas unidades por semana é uma porção bastante saudável.

UVA - Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que colaboram no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes.

0 comentários: