O nosso corpo é sábio

Vamos imaginar que uma partícula de poeira cai no nosso olho direito. Que olho irá piscar? O direito, é claro. O olho esquerdo não vai piscar por engano porque o corpo nunca se engana. Quando não deixamos o nosso corpo guiar-nos, aí criamos um grande problema.

No outro dia li isto e deu-me que pensar... De facto esta experiência que eu fiz da fome física e psicológica foi tentar ouvir o meu corpo, tentar perceber os seus sinais.

Não é fácil e é preciso estar com muita atenção para perceber a mensagem que o nosso corpo nos quer transmitir. Durante o fim de semana prolongado ignorei alguns sinais que não devia e no Domingo à noite vi um 54.0 na balança.

Decidi voltar a ouvir o meu corpo e a reagir face às necessidades e sinto que estou no caminho certo. Sei que não vou poder viver a vida toda a contar calorias para saber se irei ou não manter o peso, tenho de arranjar uma forma mais natural.

Eu sempre senti que não era muito normal ter tanto sono pela manhã mesmo quando dormia 10 horas... Agora estou a descobrir que comer muito à noite, além de me ter tornado numa pessoa mais gordinha, torna-me mais cansada.

Ora pensemos... Se obrigamos o corpo a trabalhar (fazer a digestão) quando ele deveria estar a descansar, é óbvio que ele vai estar mais cansado pela manhã!

De momento estou a usar a minha preguiça natural para me ajudar a conseguir atingir este objectivo. Quando a fome psicológica me ataca à noite penso "se comer agora, amanhã vou acordar cansada".

Sentir-me cansada e sonolenta para mim é das piores coisas, não há nada como acordar bem-disposta e relaxada! Então este pensamento é mais do que suficiente para desistir imediatamente da ideia de ir comer.

Isto tudo para vos dizer que ontem bebi leitinho antes de ir pra cama (antes disso tinha comido às 19h) e mais uma vez acordei sozinha e bem-disposta antes do despertador tocar!

Sabem quantas vezes isto me acontece? Muito raramente, e esta semana é a segunda vez! Será coincidência?

6 comentários:

Carlinha Fernandes disse...

Ontem tbm tomei meu leitinho, parace que dá até sono né? Bjos e bom final de semana

disse...

Ai, Su, sono prá mim tb é tudo. E comer demais a noite me faz realmente mal. Bom fim de semana e bons sonhos tb. Bjs Zá.

Anônimo disse...

Ixiii, que noticia ruim hein?? Percebi tbm que esse negocio de ouvir o corpo as vezes dá errado, pq a gente acha que tá com fome e num tá, e acaba comendo mais do que devia...mas eu tô me controlando...veremos até quando!!!

Vc pode tá com retenção de liquidos, por isso o aumento do peso na balança...toma muita agua e tenta comer coisas mais leves por um tempo, sem comer as frituras e doces...vai voltar ao peso normal rapidinho...

Bjks linda e bom fim de semanaa...

ahhhh...Dei sequencia a uma brincadeirinha do banho no meu blog...depois vc faz lá...te indiquei..

Anônimo disse...

Oi Su,

Eu tb to deixando de ter meus ataques noturno pra dormir melhor, e tem funcionado...

Beijos!

Sabrina Mix disse...

Oi, Su!

Coincidência ou não, estou gostando de ver suas descobertas sobre si mesma.

Também estou precisando fazer isso.

Acho que vou aproveitar a semana que se segue para me descobrir também.

Muito obrigada por todas as dicas.

Beijos e sucesso!!!

http://www.thin.blogger.com.br

Barbara Lucas disse...

e vc é sábia ao aprender a ouvir o próprio corpo...