Tratar da mente primeiro!

Passar a vida a correr para a balança não é nada saudável e só cria mais ansiedade, na minha vida já agitada.

Eu estou numa fase em que sinto que preciso de paz e por isso a minha próxima pesagem vai ser apenas esta 6ªF, dia 26, exactamente uma semana depois da última vez que me pesei.

De momento estou inchada e com retenção de líquidos (ainda não descobri porquê) e pesar-me só me traria desânimo!

Cada vez mais sinto que a solução para perder estes últimos quilos extras está em controlar primeiro a mente e só depois isso se reflectirá no meu corpo.

Sem me querer fazer de vítima, ultimamente dou comigo a comer emocionalmente a variadas horas do dia.

No outro dia, quando estava a abrir o frigorífico decidi perguntar a mim mesma "De que tenho eu fome, realmente?"

A resposta foi simples e imediata: "Tenho fome de me sentir realizada e apreciada no trabalho. Quero fazer algo que eu sinta que tem impacto na vida de outras pessoas e não passar o dia fechada num escritório."

E vocês... de que é que têm fome?

Passei aqui rapidinho...

... só para dizer que a alimentação está óptima (muitos vegetais, fruta, iogurtes magros, bons hidratos e boas proteínas)!

Dancei durante o fim de semana e bebi muita aguinha, mas com este calor imenso a vontade é mesmo essa!

O peso parece-me estar a descer, mas hoje de manhã esqueci-me de fazer a pesagem!

Volto amanhã com novidades :)

Dieta - dia 1

Ontem o dia correu muito bem, não senti fome nenhuma porque comi bem durante a parte da manhã, fiz um jantar mais leve e depois exercício físico.

Só a água é que deixou um pouco a desejar, hoje vou tentar beber mais :)

Agradeço as vossas opiniões, principalmente sobre a alimentação!

Menu

09h00: leite magro c/café + 2 torradas com margarina (sem colesterol)
12h00: chau-min de galinha e legumes
16h00: 1 pêssego
17h30: 1 iogurte magro
20h00: 2 conchas caldo verde + 1 banana
24h00: 1 potinho de gelatina 0% (sem açúcar)

Total: 1150 Kcal

Exercício: Aula de danças latinas

Água: 0.75 L (pouca!)

Peso de hoje: 52.0

Dieta

Estou há quase 2 anos em reeducação alimentar... Comecei perto dos 57 quilos e já cheguei a ver um 49 na balança.

Tudo muito devagar, com muita calma, alimentação saudável e exercício.

Desde o início de 2009, em que deixei de dançar quase todos os dias, o meu peso subiu para os 52 e tem-se sempre mantido à volta disso. (nunca mais 52.5 e menos que 51.5)

Acho que está na hora de mudar a alimentação e fazer dieta durante uns tempos até chegar aos 48 Kg, de preferência no dia 1 de Agosto em que tenho um casamento.

Porque, como diz a Zá, a reeducação alimentar não substitui uma dieta equilibrada e um pouco mais restritiva na hora de perder peso.

Desde hoje até dia 31 de Julho vou estar 100% de dieta e vou postar aqui a minha alimentação e exercício.

Conto com a vossa ajuda e sugestões para o cardápio! Quero continuar a alimentar-me de forma equilibrada, mas reduzindo um pouco as calorias...

Endermologia - sessão 6

Depois de 5 diazinhos maravilhosos de férias, está na hora de voltar às sessões de endermologia!

Uma coisa fantástica é que os resultados da sessão já se começam a prolongar mais, a pele já se mantém mais firme e mais homogénea.

A partir de agora as sessões são semanais, e a médica esteve a dizer-me que depois das férias em Agosto, se eu puder ir lá assim de 3 em 3 semanas era muito bom para mim, porque a parte mais importante da endermologia é a manutenção.

Ela explicou-me que é como ir ao ginásio, se fazemos só exercício no Verão, e pararmos assim que os resultados começam a aparecer, no Verão seguinte vamos estar outra vez na mesma, senão piores.

Ela disse-me também que isto não é nenhum tipo de dependência, tal como boa alimentação, água, exercício físico devem ser mantidos ao longo do ano, uma boa drenagem linfática de vez em quando só ajuda...

Vamos lá ver o que é que me diz a minha conta bancária e eu depois decido! Se for uma sessão de 3 em 3 semanas também não é um preço por aí além, são 50€ por mês.

Bom, agora contando como foi a sessão de hoje... Foi um pouco diferente porque além de ter sido mais intensa, quando estava deitada de barriga pra baixo, tinha um elástico nos pés e tinha de levantar a perna com força e manter o músculo contraído enquanto a médica massajava a parte detrás da perna.

Ouch, doeu um bocado ficar a contrair os glúteos durante uns 5 minutos em cada lado, mas a médica diz que é isso que vai levantar as nádegas!

E se é pra levantar as nádegas, eu até fico meia hora a levantar o elástico, ahahahah! :D

Peso a descer... lentamente

Segunda-feira, é dia de pesagem!

Embora contrariada com a ideia de subir na balança (depois de um fim de semana em que houve pizza enquanto eu e o meu amor montávamos a cozinha do IKEA no Sábado, e almoço de família no Domingo), ela até que não foi muito mazinha.

Durante a semana vi um 52.8 na balança, e hoje estava com 52.2. Lá se foram 600g, e embora não esteja triste, estava à espera de ver algo na casa dos 51 Kg.

Nada que não se resolva nesta semana, pois nos dias 10, 11, 12 e 13 vou estar no MAIOR EVENTO DE SALSA EM PORTUGAL EM 2009, que por acaso vai ser cá em Coimbra.

Vou ter pelo menos 24h de Workshops, com mais qualquer coisita que as pernas aguentem dançar hoje à noite, devo dançar umas 30 horas.... e com isso espero perder umas boas calorias!

Expectativas para a pesagem da próxima 2ªF: algo tipo 50.9 Kg! Era bom ver-me já na casa dos 50 não era?

Endermologia - sessão 5

Agora começo MESMO a notar resultados!

Na 1ª sessão notei logo a pele mais firme e após a 2ª e 3ª sessão também, mas ao fim de um dia essa sensação desaparecia.

A 4ª sessão foi na segunda-feira e a sensação de pele firme manteve-se até à sessão de hoje! WEE!

No entanto a pele ainda tem aquele aspecto de casca de laranja (que a médica diz que nem é tanto da celulite, mas da retenção de líquidos) que eu continuo a ver como sendo CELULITE.

É verdade que essa casca de laranja não está tão visível como antes (já só vejo quando aperto ligeiramente a pele e antes via-se mesmo quando estava em pé), sinal de que a endermologia aos poucos vai fazendo efeito.

Mas se eu contrair os glúteos... usando as palavras da Carlinha: "a minha bunda parece um maracujá"! Hahahahah

Vamos lá ver como é que isto evolui nas próximas sessões... A próxima é só dia 17!

A vida sem açúcar

Há uns tempos atrás fiz uma tentativa de deixar de ingerir tudo o que tivesse sacarose.

Estive 40 dias sem açúcar em que me senti MUITO bem!

Recentemente li o livro "Sugar Blues" e decidi que vou voltar a deixar a sacarose de lado (substituindo por açúcares bons), desta vez para o resto da minha vida.

Não vou tentar voltar a explicar porque é que tomei esta decisão, nem debater com os defensores do "devemos comer de tudo".

Criei um blog à parte (fechado) para registar a evolução da minha experiência, dia a dia... e também para postar artigos relevantes.

Se alguém me quiser seguir nesse blog, basta que deixem o vosso e-mail nos comentários, ok?

Beijooooss

Combatendo a cabeça de gorda - parte II

Make Love, Not War

Há quanto tempo é que lutam contra os quilinhos extra? E quem está a ganhar? Vocês ou os quilos?

Pois é, lutar não é a solução. A cabeça de gorda tem aquela ideia de que se não acordarmos todos os dias de manhã a odiar profundamente aquelas banhas que saltam para fora do cinto, nunca as vamos eliminar.

Já tentaram ter a atitude contrária?

Vou dar um exemplo muito simples... Quando temos alguma amiga que está em baixo por algum motivo o que é que fazemos? Dizemos-lhe "olha, isso é porque és uma estúpida e ainda por cima és gorda!" ou tentamos animá-la relembrando-a das suas qualidades?

Com o nosso corpo devemos fazer o mesmo. Em vez de olharmos para o espelho e pensarmos "mas que gorda horrível que eu estou, preciso MESMO de perder 30 kg!", devemos apreciar aquilo que temos. Só depois disso conseguiremos ter a tranquilidade necessária para perder os quilos que faltam.

Eu sei que amar o nosso corpo, quando passámos a vida toda a odiá-lo é difícil.

Experimentem substituir as frases que dizem quando se vêm ao espelho por:
- Eu adoro o meu corpo porque sem ele não conseguiria disfrutar o prazer de um banho quente
- Eu adoro o meu corpo porque sem ele não conseguiria andar
- Eu adoro o meu corpo porque ele permite-me dar umas boas gargalhadas
- Eu adoro o meu corpo porque ele permite-me sentir o calor do sol num belo dia de Verão
- Eu adoro o meu corpo porque ... (preencham com o que quiserem)

Porque o emagrecimento começa no nosso cérebro, e só vamos atingir e manter o peso pretendido se mudarmos a forma como pensamos.

Mudar a forma de comer por uns tempos até é suportável, mas se não mudarmos a nossa forma de pensar para uma "cabeça magra", nunca vamos manter o nosso peso ideal...

Endermologia - sessão 4

Ontem ao final do dia fiz a quarta sessão e acho que só agora começo mesmo a ver alguns resultados...

A pele está mesmo mais firme e parece que tenho menos volume nas pernas (ainda não me medi) apesar de estar no 1º dia da menstruação.

A médica esteve a dizer-me que eu não tenho muita celulite e que o meu problema é mesmo retenção de líquidos, o que faz com que a gordura fique mais visível e a pele tenha aquele aspecto de casca de laranja, especialmente na "redzone" do mês.

Portanto ela recomendou-me que continuasse a beber muitos líquidos (sim, agora tenho bebido 1.5 L de água por dia) e que ao fim destas 10 sessões devia pensar em fazer 1 sessão por mês no Inverno para drenar os líquidos retidos.

Ainda tenho de ver como me sentirei no fim destas sessões para avaliar se vale ou não a pena. Talvez o meu problema se resolva com o aumento da ingestão de líquidos...

Como eu já disse milhões de vezes, eu tenho muita dificuldade em beber água, mas vou ter de me esforçar mais um pouco!

---------------------------------------------------

Agora algumas respostas aos comentários dos últimos dias:

1. Eu fixei como objectivo 1 Kg por semana (eu sei que é demasiado) para ver se ao menos consigo perder 0.5 Kg por semana, lol!

2. Assim que comprar o meu novo bikini, faço uma montagem do antes e do depois. Tenho uma foto em biquini de quando tinha 57 Kg (e muita muita gordura localizada) que vou comparar com uma foto tirada agora.

P.S. - Vão deixando nos comentários os vossos e-mails porque este mês eu tenciono fechar o blog para poder postar essas fotos de corpo inteiro (não me sinto bem em deixar isso num blog público).

Mês novo, semana nova

Segunda-feira dia 1 é sinal de recomeço reforçado! :)

Então, aqui fica o plano para o mês de Junho:

1. perder 1 Kg por semana e atingir a minha meta (48 Kg)
2. fazer 2 aulas de dança semanais e sair para dançar pelo menos 1 dia durante o fim-de-semana
3. fazer 4 sessões de endermologia: dia 1 (hoje), dia 5, dia 17 e dia 26
4. fazer manutenção das unhas de gel (9 de Junho)
5. cortar finalmente o cabelo!

Este mês de Junho promete! Vou a dois congressos de Salsa, um cá em Coimbra nos dias 10, 11, 12 e 13 e outro em Aveiro no dias 26, 27 e 28!

Portanto, com tanto exercício físico e com a endermologia, basta moderar um pouco a alimentação, beber mais água e vou atingir o meu objectivo com facilidade!

Ah e o objectivo mais importante de todos fica aqui: COMPRAR UM BIKINI NOVO!