Celulite

A celulite é um mal que afecta 90% das mulheres (gordas, magras, escanzeladas, não importa). É mais uma coisa para acrescentar à lista de males femininos: dores menstruais, TPM, ter de fazer a depilação, gravidez, dores de parto, etc...

Eu já tive mesmo MUUUUITA celulite nas coxas, nádegas e barriga!

Esta Primavera / Verão tive muita preguiça de colocar os cremes anti-celulite que comprei (ainda lá estão por abrir), e qual não foi o espanto quando a minha mãe me pergunta este na praia "o que fizeste à tua celulite"?

E eu "bem, acho que a dancei!"... E depois pus-me a pensar que embora eu nem tivesse reparado (só reparo na celulite que ainda lá está) já tenho bem menos celulite.

É aquela história da continuidade, se durante um ano fiz em média 10h de dança por semana (houve umas com menos, mas outras com 16h, 20h ou mais) então ao fim de um ano, fiz aproximadamente 500 horas de dança, não é?

Pois, precisamente a maneira de manter a celulite sobre controlo é com água e muito exercício físico aeróbico para activar a circulação!

Portanto, este ano estou decidida a acabar com o resto de celulite visível, que está principalmente na barriga e nádegas!

A partir da próxima semana vou levar sempre os sapatos de dança de saltos pras aulas. Para além de fazer com que os glúteos se tornem mais fortes, o exercício fica mais concentrado nessa zona...

Vamos lá a ver se mais 500h de dança este ano fazem a diferença!

Ah, e quero também fazer uns 50 abdominais por dia porque descobri que é preciso ter abdominais fortes para se conseguirem dar voltas múltiplas na Salsa. Agora já tenho motivação!!! 18 mil ao fim de um ano, não é?

Já sabem... continuidade sempre! ;)

O poder da continuidade

A sociedade actual está muito habituada ao rápido e fácil.

Muito poucas pessoas enviam cartas porque o e-mail é muito mais rápido (e grátis), fazer compras está ao alcance de um click, falar com os amigos em qualquer lugar é simples com a ajuda do telemóvel, tratar de um qualquer assunto bancário é um instante com o homebanking e agora as pessoas até já se podem divorciar em 20 minutos através da Internet.

É tudo instantâneo, fácil, rápido e indolor.

Depois quando chega a hora de perder peso queremos essa facilidade a que estamos habituados. Comprimidos e receitas milagrosas são a primeira opção, mas ao fim de algum tempo vemos que só com muita paciência e persistência chegamos lá.

Não estamos habituados a manter um esforço contínuo, mas é justamente essa continuidade que faz a diferença.

Senão vejamos... Qual a importância de 100 Kcal?

Num dia, se calhar não faz muita diferença... Mas se restringirmos a nossa alimentação em 100 Kcal (relativamente ao metabolismo basal) todos os dias, então:
- numa semana teremos consumido menos 700 Kcal
- num mês, menos 3000 Kcal
- num ano, menos 36500 Kcal

Sabendo que um quilo de gordura equivale a 7500 Kcal então num ano teríamos menos 5 quilos de gordura!

No reverso da medalha, se excedessemos diariamente a nossa TMB por 100 Kcal ao fim de um ano teríamos o equivalente a um garrafão de água agarrado a nós, mas cheio de banha!

E tudo isto por 100 Kcal que não valem nada, lembram-se?

Da mesma forma se fizermos 50 abdominais por dia:
- ao fim de uma semana teremos feito 350
- ao fim de um mês 1500
- ao fim de um ano 18250

Então, quantos abdominais deixaram por fazer no ano passado? 18 mil não foi? Pois imaginem como estaria a vossa barriga agora se os tivessem feito...

Acho que o que eu quero dizer com isto tudo é: não menosprezem as pequenas coisas, qualquer esforço é válido!

Estão a fazer as coisas bem e não vêm resultados? Então parem de se lamentar e continuem a fazê-las! :)

Segunda-Feira a começar bem!

Ao fim de uma semana em "redzone", com uma alimentação não muito correcta e pouca água, o resultado não poderia ter sido melhor!

Perdi 1 quilo! Estou exactamente com 51.5 Kg!!!

Claro que fico muito feliz com este resultado, mas tenho a consciência que fiz muitas asneiras alimentares... No total posso até ter comido menos calorias do que o meu corpo precisava, mas certamente não comi com a qualidade que acho que deveria.

Então esta semana vou beber mais aguinha, fazer pelo menos 6h de Danças Latinas e alimentar-me o mais correctamente que conseguir: comer cereais integrais, vegetais, frutas, laticínios e proteínas magras... e evitar as guloseimas!!!

A este ritmo chego lá ;)

Curso Intensivo de Danças Latinas

Finalmente, finalmente, finalmente as aulas de dança recomeçaram ontem!!!

Já estava com muitas saudades de dançar e até ao final do mês vai haver Workshops intensivos todos os dias das 21h às 24h!

Vai ser bom para voltar a entrar em forma... sim porque estou mesmo em baixo! Ontem fiz uma aulinha básica de Iniciados I (que em Julho eu fazia com três pernas às costas) e estou toda partida!!!

Hoje vai ser Iniciados 2 e por aí adiante gradualmente... Dia 1 de Setembro conto já estar com a resistência física perto do que estava antes de férias :)

A reeducação alimentar está assim-assim... Voltei a incorporar saladas no almoço e no jantar, frutas e iogurtes nos lanches, mas como estou em "redzone" tenho comido umas guloseimas e também não tenho bebido água suficiente.

Bem, mas com a Dança vamos lá ver se isto entra nos eixos e o peso está mais baixo na segunda-feira de manhã!

De volta

Infelizmente as férias acabaram! Foram três semanas de sol, calor, praia, dança, namoro, descanso e boa comida :)

A técnica da fita métrica até que funcionou bem!

Nas primeiras duas semanas de férias que estive no Algarve com a família alimentei-me com qualidade: comi saladinhas, peixe, fruta, sumo de laranja... Tirando uns passeios à beira mar não houve muito exercício mas as medidas ficaram na mesma e a balança ditou +200g no fim dessas duas semanas.

A última semana de férias foi o descalabro total em termos alimentares: pequeno-almoço de hotel, provar todas as comidas típicas da Madeira, muita sangria e poncha, refrigerantes, batata frita, doces e gelados... Enfim!

Pensei ter engordado uns 3 quilos (nem tive coragem de me medir), mas afinal só engordei 300g nessa semana!

Ou seja, o balanço final das férias foi de +500g. Nada mau mesmo!

Neste momento estou com 52.5 (estava com 52.0 no dia antes de ir de férias) o que é basicamente menos 4 kilos do que tinha no ano passado por esta altura.

Eu sei que podia ser melhor, mas também podia ser pior... Podia estar na mesma com 56.5 kilos ou até ter engordado quatro quilos pelo caminho!

Portanto, nada de lamentos e toca a entrar na fase 2 do meu emagrecimento para perder os 4 quilos que faltam. Como podem ver ali em cima defini como meta final o dia em que faço 25 anos. Quero entrar no segundo quarto de século da minha vida, linda e maravilhosa :D

A partir de hoje volto a alimentação normal, muita aguinha e retomo as aulas de dança já depois de amanhã!!!

Assim que puder irei visitar os vossos blogs, mas pode demorar um pouco porque como devem imaginar tenho imenso trabalho pendente!