Os diuréticos

Tal como prometido, vim hoje falar-vos dos diuréticos.

Segundo percebi há por aí muito boa gente da blogoesfera que toma Drenafast na água diária e outros diuréticos similares e eu pergunto-me: porquê?!

Está certo que há quem faça retenção de líquidos, mas isto é uma pequena percentagem da população, percentagem essa que necessita de tomar diuréticos, mas não diariamente!

O que acontece em 99% das mulheres é uma retenção de líquidos que acontece uma vez por mês na TPM, isso sim! Nessas alturas ficamos mais inchadas mas assim como a retenção vem, vai-se embora!

Pensem bem, os diuréticos são medicamentos (!) que devem ser tomados por indicação médica e que têm o efeito de nos fazer perder mais água do que aquela que ingerimos, ou seja, estamo-nos a desidratar!

Claro que deve ser muito bonito ir à balança e ver que estamos com menos peso, peso esse que perdemos à custa da eliminação de água essencial para o nosso corpo!

Agora digam-me: o que é que vocês querem eliminar realmente? É só o peso? É tão sensato perder água para eliminar peso, como ir cortar uma perna (sim, o peso na balança também desce)!

O que nós queremos sim é perder gordura e isso não é tomando diuréticos que se faz!

Por favor, pensem na vossa saúde antes de tomarem atitudes desesperadas desse género... Eu sei que há nutricionistas que receitam diuréticos, mas também os há que receitam dietas de ar e vento a pessoas já com peso baixo.

Não acreditem em tudo o que vos dizem, não tomem todos os medicamentos que vos aparecem à frente porque a saúde é mais importante do que ver menos meio quilo na balança!

Eu própria muitas vezes quando quebro a rotina, venho "inchada" e a balança acusa mais um quilo ou dois e eu sei que não é retenção de líquidos, no meu caso tendo a ter prisão de ventre...

E o que me ajuda é voltar a uma alimentação equilibrada, beber água e fazer exercício. Não é por isso que vou passar a tomar laxantes todos os dias!

Beijocas e bom fim-de-semana **

Água em excesso faz mal à saude

Se toda a gente é diferente, se os nossos metabolismos são diferentes, se a quantidade de comida necessária varia consoante o peso e actividade física, vocês acham que toda a gente precisa de beber a mesma quantidade de água? É claro que não!

Pensem duas vezes: uma menina de 60 Kg no frio do Inverno em Portugal que não faz actividade física precisará de ingerir os mesmos 3L que uma menina de 120 Kg no calor do Verão do Brasil que faz 1h de exercício físico por dia?

Então porque é que em todos os blogs eu vejo que se devem ingerir 1.5 a 2 litros de água por dia? Porque é que eu vejo pessoas a tentarem beber 3 litros de água por dia nos desafios light?

Pensem, mulheres, pensem! Isso é uma estimativa para um adulto médio com cerca de 60 a 70 kg... Eu já li algures que a quantidade de líquidos a ingerir deve ser algo como 1 litro por cada 40 quilos de peso!

Então para mim, que peso 52 Kg eu deveria beber 1.2 litros de líquidos, como faço 2h de exercício aeróbico moderado por dia, isso aumentaria para 1.5 litros... Quando chegar o Verão, em dias quentes eu posso beber até aos 2 litros.

E não se esqueçam que líquidos não inclui refrigerantes (que desidratam) nem chá (que é diurético), mas inclui sumos de fruta, sopas, etc!

Qual é o risco de beber água em excesso? Sobrecarregar os rins!

Tudo o que é em excesso faz mal, inclusive a água! Então qual é a quantidade certa?

Ouçam o vosso corpo... Um bom indicador é a cor do xixi :) Se estiver amarelo escuro, precisam de mais água, amarelo clarinho está no ponto certo, quase transparente foi água demais!

E como é óbvio a água tem de ser distribuída de forma igual pelo dia todo... Eu bebo 2 garrafas de 33 cl de manhã, 2 à tarde, e mais 1 no início noite durante a aula de dança. Já aprendi que essa é a frequência ideal :)

Bem, o post está longo, ainda vos queria falar dos diuréticos, mas fica pra amanhã!

Musculação em casa

Ontem fui ao Decathlon e comprei: um conjunto de pesos de punho de 1 Kg, um conjunto de pesos de tornozelos de 2 Kg e uma esteira fofinha para poder fazer os meus exercícios!

Os pesos de 2 Kg são um bocado demais ainda para os meus tornozelos, mas vou começar com os de um quilo (sim, são de punho, mas dá pra prender nas pernas também) e depois vou aumentando a carga!

Agora estou preparadíssima para começar a ficar SARADONA! :D Hahahaha!

Ontem fiz alguns exercícios peitorais e também para as coxas, mas não forcei muito porque ainda me doiam os abdominais de domingo à noite (fiz 195)!

Para quem perguntou se eu não fazia musculação no ginásio / academia: pois é, eu não ando em nenhum ginásio, eu ando numa escola de Dança onde faço 2h de Danças Latinas todos os dias, 6 dias por semana!

Então já não há tempo pra ir pra academia, por isso vou ter de dedicar meia-horinha todos os dias em casa...

Enfim, segunda e terça são dias piores porque chego a casa à meia-noite, depois de 2h de aula de Dança, mas isso não é nem vai ser desculpa para eu não fazer os meus exercícios!

Recentemente percebi que consigo ultrapassar a preguiça. Quando eu começo a pensar "eu devia fazer..." mudo de pensamento e digo pra mim mesma "eu não devia, eu vou fazer..."

Engraçado, como querer é poder e a força da mente pode ser tão maior do que alguma vez imaginei!

Disciplinar a Força de Vontade

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, este não é um blog de emagrecimento. O meu peso está na faixa normal e o IMC tem um valor aceitável.

Então qual o porquê este blog? Porquê as pesagens semanais, porquê taxas de gordura, taxas de água, medidas corporais, exercícios, cremes anti-celulite?

Porque o meu objectivo é disciplinar-me.

Aprender a comer de forma correcta, aprender a gostar de me exercitar, aprender a tratar de mim e do meu corpo, aprender a gostar do que vejo no espelho (e mudar o que não gosto).

É tão simples como querer ser uma pessoa activa, saudável e bonita. Porque todas queremos olhar-nos ao espelho e sorrir, ver algo de que gostamos...

Estou farta de ver no espelho uma pessoa flácida, com celulite, estrias e algumas banhas (já foram bem mais).

Pensei que nesta fase final de emagrecimento em que já não falta assim tanto para o meu peso final, o meu corpo estivesse um pouco melhor.

Mas cheguei a um ponto em que se torna difícil de não encarar a realidade. E a realidade é que quero ser uma pessoa SARADA só com exercício aeróbico... Não funciona, né?

Além disso já me imaginaram a pesar 48 kg e sem aumentar um bocadinho os meus músculos (da barriga pra baixo, porque pra cima tá com o tamanho certo)? Tenho medo de ficar só pele e osso, mas também não quero estas gordurinhas todas que tenho agora!

Bom, então tomei uma resolução: a de que vou deixar entrar a musculação na minha vida e que por muito que me custe no início, os resultados que vou ver no espelho vão-me incentivar a continuar!

Preciso de arranjar uns pesos e por o meu programa de musculação a andar para a frente! Afinal de contas, nunca é tarde para começar não é?

Objectivo: glúteos e coxas mais firmes e uma barriga lisinha!

Hoje vou ao Decathlon comprar uns destes (são apenas 10€):


Só é preciso força de vontade e neste momento eu tenho de sobra!

VAMOS LÁ!!!!!! Eu consigo!

Foi Castigo!

A balança deu-me hoje +1300 g, ou seja estou com 52.8 Kg! A percentagem de gordura foi a mais alta desde o início de 2008 (25.5%) e consequentemente a de água foi a mais baixa (51.2%).

Ora bolas! Eu sei que comi em mais quantidade do que deveria, mas a qualidade do que comi foi óptima, nunca me senti a comer tão bem! Comi imensa variedade de vegetais, frutas, pão integral, queijo fresco! Tirando a francesinha, foi tudo fantástico!

Considerando que parei de fazer exercício a semana toda e comi mais do que comeria, pronto, o resultado está à vista!

Mas sei que este excesso vou perder facilmente, por isso esta semana as atitudes vão ser:
- Alimentar-me em qualidade e quantidades correctas (vou apontar novamente no meu diário)
- Beber 1.5 L de água por dia
- Fazer 12h de Danças Latinas durante a semana
- Fazer o meu programa de musculação em casa todos os dias

E vamos ver se lá para o meio da semana o inchaço já se foi e a percentagem de gordura fica mais normal...

Pecado!

Pronto, ontem lá fui à tão famosa Francesinha!

Era num restaurante minúsculo do Porto, chamado Bufete Fase, que só tem 3 mesas mas que ganha sempre todos os prémios dos concursos de Francesinhas! Era realmente boa, tenho-vos a dizer!


Imaginem o que é comer isto com meia dúzia de de batatas fritas a acompanhar! Uma verdadeira facada na reeducação alimentar, só espero que a balança não me castigue no Domingo... Afinal de contas eu andei na linha a semana toda! :)

P.S. - Para quem não sabe uma francesinha é composta por: 2 fatias de pão, bife, salsicha, fiambre e depois é coberta com queijo derretido! Tudo isto com molho picante e batatas fritas a acompanhar!

Reflexões...

Em primeiro lugar quero pedir desculpa pela minha ausência, mas esta semana está mais difícil de postar e de comentar os vossos blogs, por estar "deslocada" no Porto!

Não se preocupem que a alimentação está mais saudável e variada do que nunca, no entanto eu tenho a noção de que em maiores quantidades do que deveria.

Quanto aos exercícios tenho feito tudo direitinho, excepto ontem, porque o meu amor veio ter comigo ao Porto, fomos jantar a um restaurante na praia (estava uma noite fantástica) e ele ficou no Hotel comigo, voltando hoje de manhã para Coimbra para trabalhar!

Como vêm, a razão pra não fazer os meus abdominais foi mais do que forte, não é? :)

Ah, eu sei que isto é um blog para falar da minha reeducação alimentar, mas eu estou tão feliz tão feliz hoje! Sei que o meu namorado é o melhor do mundo, nós já estamos juntos há 6 anos e sei que vamos continuar assim por muitos mais! :D

Bom, mas voltando ao tema do blog queria-vos dizer que têm de ler o último post da Vi porque ela diz umas boas verdades sobre a maioria dos blogs de dieta. Nós temos de ser positivas senão não vamos a lado nenhum!

E falando em ser positiva, a Mara que andava perdida na RA voltou ao activo, por isso se puderem passem no blog dela para dar uma força.

Tenho de vos dizer que foi a força desta menina que me deu um grande impulso na minha Reeducação Alimentar. Sempre que eu lia o blog dela via todas as "aventuras" que ela passava para dizer NÃO a todas as porcarias e conseguia!

Achei que a força de vontade dela era fora do normal e desejei ser assim. Só depois eu vi que realmente também era capaz! Claro, que todas temos os nossos momentos de fraqueza, mas o que importa é que eu arranjei uma "sósia" no Brasil, que já é uma amiga!

Há dias que trocávamos 10 e-mails para contar os nossos problemas, desafios e sempre a dar força uma à outra... Mas agora desde que ela foi pra faculdade as coisas estão mais difíceis!

Bom, chega de divagar! Um bom resto de semana a todas :)

Pesagem e Atitude da Semana

Ontem a balança deu-me os mesmíssimos 51.5 Kg do domingo passado e recusou-se a mostrar-me a minha taxa de gordura...

Enfim, coisas da vida, mas não me deixo desanimar por tão pouco.

Esta semana toda estou no Porto em formação (razão pela qual só virei postar à noite) e portanto não vou ter aulas de Danças Latinas. Como tal arranjei um plano de exercícios para fazer à noite no Hotel! :)

Sim, por muito que eu fuja da musculação (como o diabo da cruz) já chegou a altura de começar a perder a flacidez que ainda me resta e por isso a atitude da semana vai ser fazer exercícios todos os dias!

As zonas piores para mim são os glúteos, pernas e abdominais (como para todas as mulheres, acho) e por isso montei um plano de ataque de 4 semanas para trabalhar estes musculozinhos!

Podem ver tudo aqui: Plano de exercícios

Vamos lá ver se daqui a um tempo começo a notar diferença!

Quanto à alimentação de hoje esteve perfeita: o almoço foi beringela recheada com legumes e salada, ao jantar foram almôndegas suecas com 1 pão integral, salada e frutas tropicais! Nada como podermos escolher a nossa própria comida!

Ah, e tudo isto porque na 5ªF vou com uns amigos do Porto jantar a melhor e mais típica Francesinha aqui desta zona e como quero aproveitar sem culpas, vou fazer tudo certinho!

Agora vou saber as novidades dos vossos blogs :)

Que alimento levariam para uma ilha deserta?

Ontem em conversa ao lanche surgiu uma pergunta engraçada... E resolvi lançá-la como um desafio! :)

Se vocês tivessem que escolher um só alimento para levar para uma ilha deserta, qual seria?

É óbvio que temos de ignorar o facto de que nunca poderíamos sobreviver a comer só um alimento. Assim sendo, e não pensando em valores nutritivos, alimentação equilibrada, proteínas, vitaminas, etc... o que vocês escolhiam?

A minha resposta foi imediata! Adivinham?




Quanto a alimentação, continua a ser apontada diariamente, aqui ficam os resultados!

Alimentação - Dia 3

As quartas, quintas e sextas são sempre dias menos calóricos porque tenho aula de dança das 19h30 às 21h30, o que coincide precisamente com a hora do jantar.

Assim sendo nunca janto, porque antes da aula é muito cedo e depois já é muito tarde. O que acontece é que faço um segundo lanche antes de ir pra aula e como qualquer coisa leve quando chego a casa, tipo uma sopa ou um copo de leite.

Como podem ver, já consegui melhorar algumas coisas: o açúcar ficou dentro dos níveis normais (YES!) e já consegui tomar o cálcio que deveria (1 copo de leite + 2 iogurtes).

Pronto, ainda tenho de comer mais fibra é um facto... Mas também não se pode acertar com tudo à primeira!

Aqui fica o resumo:



P.S. - Feliz Dia dos Namorados!

Alimentação - Dia 2

Mais um dia a apontar a alimentação direitinho... Confesso que mesmo tendo uma noção relativamente boa das calorias não estava tão consciente dos meus erros alimentares.

As fibras continuam no mesmo valor, consegui aumentar o consumo de cálcio (bebendo um copo de leite antes de ir para a cama) e diminui o açúcar, no entanto não comi fruta o dia todo e acho que se deve a isso.

Ai, como é mais difícil do que eu pensava ter uma alimentação equilibrada! Bem, aqui ficam os resultados:



Para as meninas que perguntaram, o programa que eu uso é o Calorie King. Podem fazer o download aqui e usar durante 7 dias sem pagar.

Se gostarem e quiserem continuar a usar, contactem-me :)

Alimentação - Dia 1

Ontem apontei tudo direitinho no meu software maravilhoso. Aqui estão os resultados:



No total foram 950 Kcal, e isto já inclui as calorias gastas em exercício o que significa que eu ingeri cerca de 1200 Kcal e queimei 250 na aula de dança.

Parece-me bem, tendo em conta que como eu sou pequenina, o meu metabolismo basal anda à volta das 1500 Kcal (o que para perder peso significa que eu tenho de andar pelas 1000 Kcal).

Concluí que estou a ingerir cálcio a menos, e as fibras também poderiam estar melhores... Ontem já fui ao Minipreço e comprei queijinhos frescos magros e pão integral pra ver se resolvo essa questão.

O açúcar é que tem valores muito elevados, mas este programa diz-me que uma banana tem 10g de açúcar (frutose) então é normal que isto estoire logo!

Eu sei que um adulto não deve ingerir mais de 30g de açúcar refinado por dia... Mas o valor real considerando a frutose, o amido da batata, etc... eu não sei! Alguém sabe?

Vamos lá ver como é a alimentação do dia de hoje :)

Olá casa dos 51! :) + Atitude da Semana

Como é mais do que óbvio, depois de quatro dias de Carnaval a comer o que não devia, nem que eu me pintasse de dourado a balança me ia mostrar um 51.0!

Mas ainda assim, os resultados foram muito bons! Estou com 51.5 Kg, 23.7% de gordura e 52.4% de água. Ou seja, perdi 500g desde o domingo passado (ainda que na 3ªF eu tenha visto algo na balança como 52.5)

Pode-se dizer que é o menor peso que eu já tive desde sempre, em toda a minha vida adulta :)

Ainda assim, estou atrasada no meu plano, se continuar assim não vou entrar na Primavera com 48 Kg, mas sim com uns 50! Sabem que mais?! Não estou nada preocupada!

De qualquer forma, segundo o plano no próximo domingo deveria ter 50 Kg, por isso vou apontar para ter 50.5 Kg.

Já percebi que se eu tentar perder 1 Kg por semana acabo por perder meio quilo (o ideal e saudável). Se me comprometer a perder só 500g acabo por não perder nada ou até engordar!

Portanto no próximo domingo quero estar algures na casa dos 50! :D


Atitude da Semana

Quanto à atitude da semana vou apontar durante 7 dias tudo o que eu como no meu programinha de computador que calcula as calorias todas e vou postar os resultados aqui diariamente.

Isto parece simples, mas acho que nunca consegui calcular as calorias do que como durante uma semana consecutiva, porque tenho de preguiça de procurar os ingredientes em inglês :p

Mas decidi que preciso de analisar melhor o que como para perceber se devo mudar alguma coisa na minha alimentação!

Xô efeito platô!

Nas últimas três semanas perdi uns míseros 500g... 200g numa, 300g na outra e na última nada.

O facto é que já andava a desesperar, já não sabia por onde cortar na comida, mas a verdade é que muitas vezes o nosso corpo habitua-se àquela quantidade de comida e pronto!

Qual é a solução? Comer ainda menos? Pois, parece uma boa opção mas nem sempre conseguimos!

O que é que eu descobri? Que estive a enfardar 4 dias, cheguei quase aos 53 e 3 dias depois estou muito próxima de chegar aos 51... Quem sabe consigo no domingo?

E isto porquê? Bem, não sei os fundamentos científicos mas o corpo fica "todo contente" quando começamos a comer todas aquelas coisinhas calóricas, depois de um dia pro outro apanhamo-lo despercebido e PIMBA, voltamos à alimentação normal...

Ele já estava habituado a ter mais comida então lá recomeça a queima de gorduras! Pronto, eu não sei se esta teoria é bem verdade, mas isto já me aconteceu no Ano Novo e agora no Carnaval.

Se calhar daqui a um mês ou assim o meu peso volta a estagnar e será que eu vou conseguir dar-lhe a volta? Será que a gente consegue enganar o nosso corpo comendo uns dias a mais e depois cortando novamente na comida?

O que é que vocês acham?

Para mim o que importa é que estou de volta em força na RA! E se domingo não tiver 51.0, vou estar lá muito perto! (espero eu!)

Desinchando...

Bem, felizmente o inchaço da 'redzone' está a ir-se embora aos poucos. Ainda estou com uma barriga maior que o habitual, mas as coisas estão a melhorar, finalmente.

Hoje consegui dar uma espreitadela na balança e o resultado foi melhor do que eu pensava, embora duvide muito que eu consiga chegar aos 51.0 daqui a três dias... mas eu vou continuar a tentar com muita muita muita força!

Ontem o dia foi light, tentei beber águinha, embora não tenha chegado aos 1.5 L, porque senão é que me sentia uma verdadeira bola de líquidos acumulados!

Agora que voltei à rotina é só continuar neste ritmo! Ainda não perdi a esperança de chegar aos 48 Kg antes da chegada da Primavera! :)

No Carnaval ninguém leva a mal... SERÁ?!

Eu acho que a minha balança vai levar muito a mal o facto de ter estado 4 dias em casa sem mexer uma palha e a enfardar-me em porcarias...

Eu tentei controlar-me, mas passar a TPM em casa, ainda por cima com a chuva que esteve... Ai, nem tenho coragem de espreitar a balança, tenho a certeza que devo estar bem perto dos 53!

Nem que eu passe fome de hoje até domingo eu vou conseguir atingir os 51.0! Mas enfim, faz-se o possível. Hoje já voltei à aguinha e à comida saudável, finalmente!

E o vosso Carnaval, como foi?

Pesagem Semanal e Medidas

Ora bem estou com 52.0 Kg em plena TPM o que significa que teoricamente não perdi nem uma única grama!

Teoricamente, porque na prática o mais certo é estar a fazer alguma retenção de líquidos, até porque apesar de ter o mesmo peso, estou com menos gordura (24.2%) e mais água (52.1%).

Conclusão disto tudo: não estou mal, mas poderia estar melhor.

A este ritmo não vou atingir a minha meta na altura desejada, para isso teria de pesar 51.0 no próximo domingo e não me parece que isso aconteça devido aos 4 dias de Carnaval passados em casa a enfardar! :(

Mas nem tudo são más notícias, a verdade é que estou espantada com as minhas novas medidas, consegui perder isso tudo desde o dia 6 de Janeiro (em que já pesava 53.0 Kg)!

Peito -> 92 cm (-2 cm)
Cintura -> 68 cm (-2 cm)
Barriga -> 79 cm (-3 cm)
Anca -> 91 cm (-0 cm)
Coxa -> 52 cm (-1 cm)
Braço -> 27 cm (-1 cm)

Afinal de contas um quilo pode fazer muita diferença, não é?

Ah, e outra coisa que me deixou contente é que estou a reduzir medidas na parte de cima do corpo... É que eu tenho pouca anca, rabo e coxas... mas aqui está a prova que a gordura está toda acumulada da barriga pra cima! :D

Beijocas e Bom Carnaval!

Boicote total!

Eu odeio isto! Agora a minha mãe meteu na cabeça que eu não como nada, e que estou muito fraca, porque trabalho muito e ainda vou dançar todos os dias e mais não sei quê...

Vejam lá que quando eu fui recusada pra dar sangue a minha mãe teve a lata de me dizer que eu tinha a tensão baixa porque não andava a comer nada!

E eu: "Mas o que é que isso tem a ver com a comida? Só se eu andasse a comer pedras de sal!!!!!"

Ai, eu não tenho paciência para aturar isto! E já não tenho idade para que andem a controlar o que como e deixo de comer. Ainda por cima ando eu a tentar ser saudável e em minha casa é só bolachas e doces e sumos cheios de açúcar!

Se calhar é isso que a minha mãe considera comer bem! Enfim, já tentei explicar, já tentei fazer com que as pessoas em minha casa comessem melhor, mas são uma cambada de gordos mentais (porque fisicamente até nem são) que acham que eu sou paranóica com a comida e anorética e sei lá o quê...

Pronto, e depois destas peripécias todas agora a minha mãe anda a tentar impingir-me tudo o que é comida, diz que eu estou muito magrinha, looooool!

Ontem ao almoço tive de trazer DOIS BIFES (porque a minha mãe achava que um era pouco) e depois acabei por dividir com o meu namorado porque ele só tinha trazido sopa. Ai, agora percebo porque sempre estive acima do peso...

Será que todas as mães são assim? Ainda no outro dia estive a falar com uma amiga minha e ela disse-me que a mãe dela é a mesma coisa...

Estou com muito medo destes 4 dias que vou ficar em casa agora no Carnaval, dificilmente vou ter como fugir à quantidade estúpida de comida que me vão tentar impingir!

Aiii, nunca mais tenho dinheiro para dar entrada para uma casa só minha! Haja paciência!!!