Gourmet Recipe Manager

Depois de muito lutar com a minha alimentação decidi que estava na altura de criar o meu próprio livro de receitas! Assim vou coleccionando receitas light e quando estiver sem ideias é só escolher :)

Como Engenheira Informática que sou, é óbvio que não podia ter um livro de receitas em papel, nem um simples ficheiro no computador.

Então após pesquisa e instalação de vários softwares de gestão de receitas decidi-me pelo Gourmet Recipe Manager por ser simples, eficaz e gratuito.

Permite definir categorias para as receitas, criar as receitas, exportar um livro de receitas para impressão e ainda seleccionar as receitas que queremos fazer e criar uma lista de compras para ir ao supermercado! Ah e ainda podemos dar um rating (em estrelas) a cada receita!

É em inglês mas o programa é muito básico, eu simplesmente ignorei as categorias e os ingredientes que lá estavam e comecei a inserir os meus próprios, em português obviamente ;)

Ainda não explorei muito, mas tenho a certeza que vou conseguir gerir muito melhor a minha alimentação! Venham daí essas receitas light! :D

Experimentem! É só clicar no link acima, fazer o download e instalar!

P.S. - Ontem lá consegui mais uma vez, a muito custo, beber 1.5 L de líquidos!

Dar Sangue

Hoje havia colecta de sangue na minha empresa e eu fui tentar dar.

Tinha todas as condições, mas a minha tensão estava a 9.5 / 6 e já tinha tomado café. A médica disse que era bom ter a tensão baixa mas para dar sangue não dava, senão eu ia desmaiar!

O bom é que ela me disse que a minha hemoglubina estava mesmo muito boa! Anémica eu não fico de certeza! :D

Bem, fica pra próxima, ou então não, porque abaixo dos 50 Kg já não se pode dar sangue...

Quanto à atitude da semana está tudo a correr bem, mais uma vez esforcei-me para beber 1.5 L e consegui! :)

Vamos lá ver o que a balança me reserva no domingo!

Esta reeducação está difícil!

Bem, em primeiro lugar queria-vos dizer que a atitude da semana está a correr bem. Ontem fiz um sacrifício doido mas consegui despejar pela goela a baixo 1.5 L de líquidos (entre água e chá).

Arrggghh, mas pronto consegui. A única parte chata é passar a vida a correr pro WC! Espero acostumar-me com isto em breve!

Duas meninas juntaram-se à atitude da semana: a Deinha que quer passar a beber 1.5 L por dia e a Mara que quer passar de 1.5L para 2L.

Pronto, agora vou-vos contar as desgraças (e o porquê do título do post)!

Ontem, como tinha terminado a semana de não comer os 4 alimentos que me proibi a mim própria, toca de baixar a guarda e fui comendo ao longo do dia: bolachinhas, um mini-chocolate, batata frita...

Ai que raiva, fiquei tão chateada comigo própria!!! Percebi que não adianta cortar com esses alimentos durante uma semana para depois comer tudo num dia...

O que eu tenho de fazer é gradualmente ir eliminando esses alimentos, primeiro substituindo por algo que me tire a vontade de comer doces... Eu estou fartinha de saber que fazer uma reeducação restritiva não resulta, mas mesmo assim cometi esse erro básico!

Bom, o que interessa é que aprendi com o erro, saí do trabalho e fui para o Minipreço. Comprei potinhos de gelatina (cada um tem 100g e 60 Kcal, 0% de gordura e 99% água), iogurtes magros, várias qualidades de barritas All-Bran e ainda 1 alface, cenoura ralada, milho cozido e rebentos de soja para fazer umas saladinhas ao almoço!

Vou caprichar na minha alimentação, fazê-la bem variada e colorida e sempre que me apetecer uma coisinha doce, como uma gelatina... Vamos lá ver se eu finalmente aprendo a comer!

Atitude da Semana - III

Antes de revelar qual a atitude a adoptar para esta semana, gostaria de explicar um pouco melhor o porquê de eu ter decidido adoptar este esquema.

A principal ideia é criar bons hábitos, e em cada semana eu tento introduzir um hábito novo. Então durante essa semana eu vou estar mais focada em cumprir esse desafio, mas é importante continuar com os hábitos adquiridos (ou não) na semana anterior.

Há teorias que dizem que para o nosso cérebro assimilar um novo hábito é necessário repeti-lo por 21 dias consecutivos... Bem, pode até ser, mas se eu for tentando todos os dias daqui pra frente, mesmo que falhe num ou noutro dia, acho que eventualmente, daqui a uns tempos esse hábito estará enraizado.

Olhando para as atitudes das semanas que já passaram: primeiro propus-me a acordar a horas certas e bem-disposta e na segunda semana o desafio era não comer certos alimentos dos quais sou pseudo-dependente...

Primeira semana - foi um verdadeiro fracasso, quase nunca consegui sair da cama a horas... Mas continuo a tentar, todos os dias ponho o alarme pras 7h30 e oitenta por cento das vezes consigo levantar-me as 7h45! :p Acho que com o tempo vou lá!

Segunda semana - venci o desafio! Consegui fugir dos chocolates, bolachas, refrigerantes e batatas fritas! Agora sei que sou capaz de me controlar! Como é óbvio não vou deixar de tocar nestes alimentos pra sempre, mas a ideia daqui para a frente é pensar duas vezes antes de comê-los e não pô-los na boca quase automaticamente e arrepender-me a seguir!

Só mais uma coisa antes de dizer qual é a atitude para esta semana: as meninas que quiserem juntar-se a mim em cada semana estão mais que convidadas! A Branquinha juntou-se a mim na semana passada e conseguiu ficar pelo menos 2 dias sem comer porcarias! :)

E pronto... a Atitude da Semana é... tcharam....



Beber pelo menos 1.5 L de água por dia! Pois é, podem-me bater mas a mim custa-me mais beber água durante o dia do que deixar de comer chocolates!

Se eu bebo 0.5 L por dia, já é muito! E eu sei que isso faz tanta diferença no meu processo de emagrecimento, que é um hábito que eu tenho MESMO de adquirir!

Vamos lá ver se com a água dou uma agitada (para baixo, obviamente) no peso, que isto de 200 ou 300g por semana já me está a irritar! :p

Pesagem semanal

Menos 300 gramas na balança... Pode parecer pouco mas para mim é uma vitória, por várias razões!

Estou com 52.0 Kg consistentes, porque já os via há uns dias na balança - o meu peso mais baixo desde Setembro de 2005 (vejam ali ao lado)!

A minha taxa de gordura e de água já está mais normal (tinha subido muito na semana passada): estou com 24.4% de gordura e 51.9% de água.

É uma vitória também porque consegui durante uma semana resistir aos chocolatinhos, às bolachinhas dos coffee breaks, aos refrigerantes e às batatas fritas! :) E ainda fiz 12h de dança (segunda a sábado - 6 dias, 2h por dia).

Não menos importante que isso, embora não esteja com os 51.5 que deveria ter segundo o meu plano para atingir os 48 Kg na Primavera, estou há 4 semanas a perder peso consecutivamente! Acho que tal coisa nunca me tinha acontecido!

E por último, consegui durante o mês de Janeiro perder exactamente 2.3 Kg, o que é para mim um record!!!!

Objectivos para a próxima semana

Peso: 51.5 Kg
Gordura: 23.5%
Água: 53.0%

Não às porcarias - Dia 4

Dia 4 - Meta Superada!

Grão a grão... Lá se foi mais um dis a resistir aos alimentos "proibidos" e hoje é o quinto!

Parece-me que a tarefa se está a tornar mais fácil, mas também durante o dia de ontem não me apareceram tantas tentações pela frente :)

Quanto ao humor, está melhor, obrigada a todas pelo vosso apoio!

Agora quanto ao peso não sei se estará mais baixo.. Tenho-me alimentado de forma mais saudável, mas tenho comido mais para fintar a vontade de doces e afins. Acho que é normal, já fico contente se a minha taxa de gordura baixar, mesmo que o peso fique na mesma...

Hoje tentei dar uma espreitadela na balança, mas ela tá maluca e dá-me valores tipo 33% de gordura, um minuto depois volto a pesar-me e dá-me 47% de gordura... LOOL!

Acho que vou ter de lhe tirar as pilhas e rezar para que funcione no Domingo!

Não às porcarias - Dia 3

Dia 3 - META SUPERADA!

Mais um dia sem comer porcarias, que não foi nada fácil... Quando eu estou concentrada em não comer, não tenho problemas, o pior é quando as tentações "saltam" assim de repente pra minha frente!

O impulso é logo estender a mão para tirar a bolachinha, ainda estou a mentalizar-me de que aquilo são alimentos "proibidos"...

Ai, tenho de vos contar uma coisa... Ontem estava para sair de casa e o meu pai começou a picar-me, mas são picardias normais entre nós (mandar assim umas bocas chatas um ao outro) e normalmente não lhe ligo nenhuma porque sei que é na brincadeira.

Mas ontem não sei que me deu, saltaram-me logo as lágrimas aos olhos, fiquei super chateada.

A minha mãe começou logo a dizer que eu estava muito sensível, a perguntar se me tinha chateado com o meu namorado (ele esteve em Lisboa em trabalho mas hoje já voltou), depois começou a dizer que eu andava muito cansada e que não comia nada...

Olhem, ainda fiquei mais irritada! Mas o que me preocupa é que se calhar estou irritada por causa deste desafio que me coloquei esta semana: ou seja, sou viciada e estou na ressaca das porcarias...

Vocês acham que pode ser isso? É que eu as vezes tenho estas irritabilidades mas é quando estou na TPM e não é o caso...

Não às porcarias - Dia 2

Dia 2 - META SUPERADA!

Consegui aguentar-me mais um dia sem alimentos "proibidos"!

Pensei que o segundo dia ia ser mais fácil mas nem por isso! Estive a tarde toda numa reunião com um prato de bolachas de todos os tipos e mais alguns a olhar para mim... Depois no intervalo agarrei em chocolates que ainda do meu aniversário e dei a toda a gente (para ver se os despacho).

As tentações eram mais que muitas, mas fui comer um pãozinho com fiambre para não ter fome e aguentei firme!

Eu sei que parece ridículo, quem lê estes posts pode pensar "2 dias sem chocolates, bolachas, batatas fritas e refigerantes? Qual é a dificuldade?!"

Mas para mim, é livrar-me de um vício, tal como um fumador que tenta deixar o cigarro! Claro que eu não vou deixar totalmente, o que eu vou deixar é a dependência.

E pensando nos últimos 4 anos há algumas coisas que deixei para trás que já nem penso nelas, pura e simplesmente deixei de comer!

Leite com chocolate: agora bebo com café e nem me lembro do chocolate

Pão com manteiga: acabo por comer outras coisas no pão, só talvez ao fim-de-semana como uma torrada com manteiga, mas já não dependo disso :)

McDonald's: muitas vezes vou jantar ao Fórum, toda a minha família vai ao Mac e eu nem penso duas vezes, vou comer a minha salada ao Vitaminas. McDonalds como talvez uma vez por ano, mas sinceramente eu já nem gosto. Antes era capaz de lanchar um MENU Big Mac!!!

Agora espero acrescentar muito mais coisas a esta lista (de certeza que há mais coisas mas não me estou a lembrar)!

Não às porcarias - Dia 1

Dia 1 - META SUPERADA!

Pois é, consegui resistir durante um dia inteiro a todas e mais algumas porcarias que me apareceram à frente!

De manhã tomei o meu pequeno almoço normalmente e a meio da manhã fui buscar uma maçã.

Logo depois chamaram-me para uma reunião e puseram-me a frente de um prato de bolos e biscoitos... Estive 1h30 a lutar para não comer nenhum, e consegui!

A minha sorte foi mesmo ter comido qualquer coisa antes, senão acho que não tinha resistido!

Depois fui almoçar e a seguir ao almoço bateu aquela vontade de comer um chocolatinho ou um rebuçado... Mas a força de vontade foi mais forte, pedi uma pastilha elástica a uma colega e pronto!

O resto do dia acabou por ser mais fácil, estive em reunião até à hora do lanche e depois desta hora já não me apetece fazer muitas asneiras... Saí do trabalho às 19h00 e fui dar uma volta ao shopping e depois jantar.

Logo a seguir a jantar tenho aula de dança e quando chego a casa o que eu quero é caminha!

O pior é que nesta azáfama toda nunca tenho muitas hipóteses de beber água ou chá... Mas aqui fica a minha alimentação para julgarem por vocês mesmas :)

P.A. - 250 ml de leite magro + 30g de All-Bran
L1 - 1 maçã
A. - 1 almôndega gigante (tem 1 ovo cozido lá dentro) + 1 tangerina
L2 - 1 iogurte magro de pedaços + 1 banana
J. - 1 salada de alface com cenoura, milho, cogumelos, nozes e camarão (do Vitaminas)

Total: aprox. 1000 kcal

P.S. - Ana: a percentagem de gordura é independente do peso, porque é isso mesmo, uma percentagem. Claro que quanto menos gordura, mais água... Para 20% de gordura (a minha meta) a água ficará nos 58%. O ideal para o ser humano adulto é ter algo à volta dos 60% de água (os tais 2/3 tão conhecidos)!

Pesagem e Atitude da Semana

Ora afinal a semana de aniversário não foi assim tão boa!
A pesagem oficial afinal deu 52.3 Kg, 25.1% de gordura e 51.4% de água...

Ora bolas, logo agora que eu estava tão contente... afinal só perdi 200g desde a semana passada mas a taxa de gordura aumentou!

Bem, é o que dá ter comido algumas coisas que não devia comido e ter bebido poucos líquidos. E também não é fácil perder peso todas as semanas quando o peso já está tão perto do peso final! :)

Mas o que interessa, mais do que perder peso, é eu aprender a alimentar-me de forma saudável e por isso a atitude da semana é: Dizer não aos alimentos proibidos!

E os alimentos proibidos são:
- Chocolates
- Bolachas
- Refrigerantes
- Batatas Fritas

E porquê estas 4 coisas? Porque independentemente da minha RA eu continuei a comer estes alimentos... Até aí tudo bem, o objectivo não é cortar nada da alimentação, mas o problema é que eu como alimentos destes pelo menos 4 ou 5 vezes por semana (chocolate é quase todos os dias)!

Obviamente isto não é saudável, mas o pior é que me sinto dependente destes alimentos e isso não é aceitável para mim. Por isso vou provar a mim própria que sou capaz de não comer estes alimentos!

E olhem que esta semana não vai ser fácil... Tenho imensos chocolates que sobraram do meu aniversário, vou estar em coffee breaks cheios de bolachas e ainda por cima o meu namorado vai estar longe durante quase 3 semanas e já estou carente...

Mas eu sou capaz de vencer este desafio e no próximo domingo vou estar com 51.5 Kg e 23.5% de gordura!!

Pós-aniversário...

Em primeiro lugar queria agradecer a todas as meninas que me deixaram comentários de parabéns e dizer-vos que são umas queridas! Muito obrigada!

O dia ontem foi relativamente light e não houve bolo de anos, preferi comprar uns pacotes de chocolates miniatura e oferecer ao pessoal aqui da empresa. Estiveram o dia todo a olhar para mim e eu pra eles, acabei por comer 2.

Afinal não é todos os dias que se faz 24 anos!

O almoço foi com o namorado (pizza e salada) e o jantar com os pais e as irmãs (uma salada de 5 ingredientes à escolha e uma mousse light de morango e manga no Vitaminas). Não fui à aula de dança para estar com a família, embora dançar fosse uma coisa que me apetecia imenso!

Mas a comemoração vai ser sábado à noite, numa festa de Danças Latinas de arromba com banda ao vivo e tudo! Vou dançar até cair no chão!

Depois de jantar, ontem, ainda fui tentar comprar uma roupa mais XPTO pra sábado, mas estou muito indecisa, não sei o que vestir (ai, dilemas femininos!)

Acabei por comprar uma saia de ganga em saldos na MANGO e não é que trouxe para casa o número 34? Está justo, mas serve! Nunca pensei conseguir chegar a usar 34, so mesmo em sonhos!

Mas ainda houve mais prendas... O meu amor deu-me o iPod nano dele (eu tinha-o proibido de gastar € numa prenda pra mim)! ADOREI!

E ainda o top do top das prendas recebi hoje de manhã na empresa: renovaram-me o contrato por mais 18 meses! Eu andava preocupadíssima com o meu contrato a chegar ao fim a 28 de Fevereiro e tiraram-me um peso dos ombros!

Como dizem os brasileiros, 1 mês antes do aniversário andamos em inferno astral e eu andava mesmo, mas isso acabou ontem!!!!

Parabéns a mim!

Estou mais velha! Mas fazer anos é sempre bom pela atenção que recebemos das pessoas e também pelas prendinhas!

Eu recebi uma estante para o meu quarto, 2 camisolas muito giras da ZARA tamanho S (!!), um colar, um telefone pro quarto e uns chinelos!

Mas a melhor prenda até agora foi a da balança!

Fui lá espreitar hoje de manhã e ela foi mais simpática do que o habitual, em vez do 52.0 que eu queria, estava lá um 51.9!!!

Nem vos digo a sensação de estar na casa dos 51! Nunca estive e nunca achei que isso fosse possível!

OH YEAH! Estou a entrar nos 24 anos em grande estilo e com o menor peso que alguma vez tive, pelo menos na minha idade adulta! :D

P.S. - Não vou actualizar a barra lá em cima porque a pesagem oficial é só domingo, até lá espero apenas manter!

SleepTracker

O que eu preciso é disto!


www.sleeptracker.com/

É um relógio de pulso que "mede" o nosso sono, sabe a altura em que estamos prontos para despertar, e acorda-nos (de acordo com uma janela de tempo de 30 min definida por nós).

E voilá! Acordar bem disposto e sem sono!

Acham que é tarde demais para pedir como prenda de aniversário? ;)

(Só é pena custar 126€!)

Ora bolas! Raio da preguiça...

A intenção era boa... Pus o telemóvel ao lado do rádio para ter de me obrigar a levantar para desligar o despertador.

Lá fui eu, tudo direitinho, liguei a música mas às 7h45 pra sair da cama quentinha, com o friozinho lá fora... O Inverno é lixado!

Enfim, até já estava acordada e bem-disposta mas parecia que o corpo não respondia! Eram 8h quando fui pro banho e cheguei ao trabalho perto das 9h30.

Mas confesso que o meu plano tem uma falha... É que eu não considero o facto de na noite anterior me deitar já depois da meia-noite, então eu vou reajustar o meu plano, para ele ter mais hipóteses de ser bem sucedido!

Como no Domingo não tenho aulas (só 1x por mês), às segundas-feiras, vou acordar às 7h30 e estar no trabalho às 9h sem falta!

Às terças, quartas e quintas, vou estar no trabalho às 9h30 (acordar às 7h45) porque nas noites anteriores tenho aulas e chego a casa perto à meia-noite.

Às sextas posso voltar a entrar às 9h da manhã porque às quintas tenho aula só até às 21h30.

Pronto, assim está um horário mais adaptado. Se quero que o meu plano de vida tenha sucesso, convém não só comer adequadamente, como dormir as 8h por noite :)

E afinal de contas, se eu so tenho aulas às 19h30 ou às 21h30, porque raio hei-de sair da empresa às 18h? Pra ir pra casa olhar pras paredes? Mais vale dormir mais um pouco de manhã!

O que não pode acontecer é todos os dias chegar cada vez mais tarde, hoje são 10 minutos, amanhã são 20! Xôô preguiça!

Pronto, aqui fica aquilo a que me proponho:

2ªF: acordar 7h30 | trabalho 9h00 | casa 19h00
3ªF: acordar 7h45 | trabalho 9h30 | casa 19h00
4ªF: acordar 7h45 | trabalho 9h30 | casa 18h30
5ªF: acordar 7h45 | trabalho 9h30 | casa 18h30
6ªF: acordar 7h30 | trabalho 9h00 | casa 18h30

Su vs. Preguiça: 0 - 1! :(

Atitude da semana - I

Este blog tem o objectivo de me ajudar a disciplinar, não só a nível da alimentação mas também a todos os níveis da minha vida.

Quero ser uma pessoa melhor, mais saudável e consequentemente mais bonita. Quero finalmente aprender a cuidar de mim.

E para isso, instituo oficialmente a Atitude da Semana!

E a atitude para esta semana é...


... acordar bem-disposta e a horas decentes!

Confesso que ter horário flexível me anda a estragar... Deito-me sempre por volta da meia-noite, estoirada de uma aula de dança. No dia seguinte para me levantar é um castigo e estou quase uma hora a adiar o despertador.

Depois quanto mais tarde chego, mais tarde saio do trabalho e isto é um ciclo horrível e desregula-me o sistema todo!

Então esta semana vou:
1. por o despertador pras 7h30
2. levantar-me e ligar um CD de música que estive a compilar
3. por novamente o despertador pras 7h45
4. deitar-me 15 minutos a ouvir a música, para ficar animada
5. levantar-me definitivamente às 7h45 e ir para o meu banho matinal (onde ponho os cremes todos)
6. às 8h45 estar pronta para sair de casa
7. às 9h00 estar no trabalho prontinha para começar o dia

Quero entrar nos meus 24 anos uma pessoa nova, mais leve e livre de preguiça!

I'm sooo good! :D

Hoje de manhã acordei no meu primeiro dia de redzone com a barriga a parecer uma bola... até estava com medo de subir para a balança!

Mas ela foi boazinha e mais uma vez eu fui certeira aos meus objectivos: 52.5 Kg, 24.5% de gordura e 51.9% de água (pronto, eu sei que devia ter sido 52.0% de água, mas não me batam...) :p

O que importa é que apesar do meu estado atingi o meu objectivo pela segunda semana consecutiva! OH YEAH!

Su vs. Comida: 2 - 0!

O meu objectivo para esta fase da minha vida é perder 500g por semana, por isso, no domingo deveria ter 52.0 Kg, mas como eu faço anos na 5ªF vou tentar dar-me a mim própria uma prenda de aniversário!

Se depois perder mais uns gramitas até domingo melhor, senão fico-me contentemente pelos 52.0 :)

O pesadelo dos fins de semana

Durante a semana esforçamo-nos por comer bem, fazer exercício físico, beber água e muito chá verde, tomar todos os suplementos vitamínicos... E para quê?

Chega ao fim de semana e lá estão as batatas fritas, os refrigerantes, os doces, bolos e todas essas tentações... É o almoço de família, o jantar de aniversário de um amigo, o lanchinho em casa da tia e todo o esforço da semana vai por água abaixo!


Esta descrição e-vos familiar?

Pensem bem, em 2008 há 106 dias que são ou fim de semana ou feriado. Juntando a isso as pontes e 22 dias de férias são cerca de 130 dias fora da rotina, mais de um terço do ano!!!

Então o que é que acontece? Passamos 2/3 do ano a portarmo-nos bem, e 1/3 a boicotarmo-nos a nós mesmas!

Acham isso bem? Se queremos que a nossa RA seja bem sucedida então temos de entrar com tudo, sete dias por semana!

Quanto a mim, arranjei uma maneira de contornar este problema: a minha pesagem é ao domingo de manhã, o que faz com que sábado seja o dia em que eu me alimento melhor!

Domingo, se os resultados tiverem sido positivos, permito-me comer algo mais calórico mantendo o peso até 2ªF de manhã, dia em que recomeço em força!

Se os resultados forem maus, começo logo no Domingo a fazer uma "dieta de desintoxicação" de porcarias, e na 2ªF continuo com a RA!

Pensem nisso... e bom fim de semana, sem excessos! :)

Em baixo...

Bom, para além de estar a entrar em TPM, acordei hoje de manhã com os pulmões todos minados... Já andava constipada, a espirrar e com umas dorzitas de garganta, mas hoje estou com tosse e dói-me o peito!

Não é nada de grave, mas ando a beber chá com mel e a comer rebuçados para a garganta, ou seja, uma bela porcaria pra quem tenta ter uma alimentação saudável!

Enfim, espero ficar bem rápido e que a pesagem de domingo (em plena redzone) não seja muuiitooo má...

Hoje vou tentar ir a uma aula de Salsa de Avançados. Não é a minha turma, tenho a certeza que vou ficar à norinha, mas amanhã vou ter de faltar à aula para ir com os meus pais a um concerto e por isso hoje vou compensar :)

Peso Estagnado

Hoje de manhã dei uma espreitadela na balança e estou exactamente na mesma... Já não é mau, considerando que em 4 dias da semana passada perdi 1.3 Kg!

Penso que o meu corpo ainda se está a adaptar, mas a verdade é que a alimentação não tem sido a 100%, as coisas no trabalho continuam complicadas e dificilmente faço intervalos para preparar o meu chá verde, beber água, ou alimentar-me às horas que devia.

Fora isso, tenho ido sempre às aulas de dança desde sexta-feira passada.

Sexta-feira fiz três horas, sábado fiz uma aula de 2h e depois à noite fui à festa das DL, e estive a dançar mais ou menos das 22h30 às 00h30 quase sem parar.
Domingo tive formação de monitores de dança e dancei um bocadinho (talvez uma meia-hora). Segunda e ontem tive aulas também e foram 2h em cada dia.

E hoje vão ser mais 4 horinhas! :)

Devo confessar que dançar é muito bom, estou completamente viciada! A tal ponto que o meu professor falou-nos no melhor Congresso de Salsa Cubana do mundo que vai decorrer nos dias 7 a 9 de Março em Munique, e eu e o meu namorado decidimos logo que íamos!

Marcámos dois dias de férias, comprámos o vôo e marcámos o Hotel! Agora o nosso professor está a tratar das inscrições no Congresso (que não são nada baratas) para ver se arranja um desconto!

Enfim, perdemos totalmente a cabeça, mas vai ser fantástico ver as duas melhores bandas de Salsa do Mundo, ver ao vivo e ter aulas com alguns dos melhores dançarinos de Salsa Cubana... Vai ser BRUTAL!

E pronto... São as novidades!

O meu aniversário já está perto (faltam 8 dias) e eu queria pesar 52.0 nesse dia!

Querer é poder!

Domingos para mim são os dias de pesagem. E a balança hoje foi maravilhosa comigo!

Estou exactamente com 53.0Kg, 25.0 % de gordura e 51.5% de água!!! Eram precisamente os valores que tinha planeado e acertei em CHEIO!

Consegui! Consegui! Consegui!
Estou tão contente!

Agora para o próximo domingo preciso de ter 52.5 Kg mas tenho de ter em atenção que estarei em redzone, pelo que será preciso um esforço extra!

Em 2008 irei também medir-me no início de cada mês, a última vez que o fiz foi em Fevereiro de 2007 com 54 Kg na balança antiga e os resultados são bem diferentes (e se me tivesse medido em Agosto, com 56.4 devia ter sido uma catástrofe)!

Peito -> 94 cm (-3.5 cm)
Cintura -> 70 cm (-3.5 cm)
Barriga -> 82 cm (-4 cm)
Coxa -> 53 cm (-2.5 cm)
Braço -> 28 cm (-1 cm)

Desejo a todas um resto de bom fim-de-semana e amanhã cá estarei com a resolução para a próxima semana :)

Inchaço a desaparecer...

Ontem o dia foi light, não é que a alimentação tenha sido correcta, mas andei o dia todo tão atarefada que quase não comi!

O almoço foi só uma sopinha e depois não lanchei... Cheguei a casa em cima da hora do jantar cá com uma fome! Mas alimentei-me bem, comi hamburguer grelhado com arroz branco e sopa... Bom, depois comi um bonbon da Guillian que eu não consegui resistir!

O problema foi que com tanta correria mal tive tempo de beber água ou chá, eu já em dias normais preciso de me forçar a beber, quanto mais com um dia assim... Bom, mas é uma excepção à regra porque foi o primeiro dia depois de férias. Hoje estou a contar que volte tudo ao normal!

Mas depois desta atribulação toda de ontem a balança hoje de manhã mostrou-me um sorridente 53.6 o que significa que eu estava mesmo inchada!

Su vs. Comida: 1 - 0!

Hoje preciso de desinchar mais 300g e no sábado a mesma coisa! Não vai ser fácil mas eu estou empenhada em vencer!

Vou alimentar-me bem o dia todo (já trouxe o almoço preparado), fazer o sacrifício de beber 1.5L de líquidos e vou finalmente voltar às minhas aulinhas de Danças Latinas!

Já estava com tantas saudades! Hoje vão ser 2h de Salsa sempre a puxar, dá para queimar umas 500 Kcal!

P.S. - Obrigada a todas as meninas que me visitaram e deixaram comentários, pensei que ao mudar para o novo blog ia perder as vossas visitas mas aconteceu precisamente o contrário!

Voltando à rotina

Então essa passagem de ano foi boa? A minha foi óptima, deu para descansar 5 diazinhos no Sol do Algarve e isso é que importa!

Mas agora estou de volta ao trabalho e à minha rotina!

É um facto que estar a trabalhar me ajuda a manter firme na minha reeducação alimentar porque consigo mais facilmente planear a minha alimentação e fazer menos asneiras.

Para mim sair da rotina, ter um jantar de aniversário, fazer umas férias... é sempre um suplício porque nunca sei que comida vai haver e o mais certo é acabar por fazer asneiras!

Tal e qual como nos últimos dias, exagerei imenso na minha alimentação, as bebidas alcoólicas nem se falam... Hoje de manhã o resultado estava à vista: 54.3 Kg, ou seja, mais 1 Kg do que antes de ir de férias!

Mas não estou preocupada, sei que grande parte é inchaço e que na pesagem oficial de domingo as coisas já estarão mais normais... De qualquer forma, de hoje até lá vou fazer uma desintoxicação: beber muitos líquidos e não comer porcarias. Espero conseguir ficar com uns 53.0 no domingo!

A partir daí ninguém me pára, vou correr atrás do meu objectivo, lutar com todas as minhas forças para atingir o tão desejado IMC de 20! :D

É para isso mesmo que criei este blog, por isso vou tentar postar o mais frequentemente possível, porque o apoio de todas vós tem sido e continuará a ser fundamental para mim!

Beijocas e muita força nas vossas reeducações!
Desejo que todos os vossos desejos para 2008 se realizem! :)

Balanço de 2007

2007 começou com 54 Kg na minha balança antiga (que descobri que marcava sempre menos 1 Kg que o que seria normal).

A ideia era ter ido em Janeiro para o Brasil com um peso aceitável, cerca de 52 Kg, mas acabei por voltar de lá com 55 Kg.

O meu máximo foi atingido depois das férias de Verão, com 56.4 Kg quando comprei a minha balança nova.

O facto de ter uma balança digital, em que cada 100g a menos fazem diferença, que calcula a massa gorda e a percentagem de água, foi um grande incentivo para mim! Poder saber se estava efectivamente a emagrecer (e não apenas a reduzir o peso) foi a melhor ferramenta que poderia ter e decidi de uma vez por todas tirar de cima de mim toda a gordura que estava a mais.

Desde essa altura do final de Agosto tenho vindo a emagrecer lentamente mas de forma consistente. De momento tenho 53.3 Kg o que significa que já perdi 3.1 quilos!

Em 2008 quero finalmente atingir a minha meta final: um IMC de 20 (que se traduz em 48 Kg para a minha altura) e 18% a 20% de gordura.


Quando é que eu quero atingir a minha meta?

Até ao final do Inverno, o que significa que no máximo quando chegar a Primavera eu vou estar maravilhosa e fantástica com os meus 48 quilos!


E o que vou fazer para atingi-la?

1. Aprender a alimentar-me correctamente
Quero escolher os alimentos não pelo seu valor calórico, mas sim pelo seu valor nutritivo; quero ser capaz de deixar alimentos que não trazem benefício nenhum à saúde de lado, quero no fundo aprender a comer.

2. Beber mais água
Este sempre foi um problema, nunca consegui beber 1.5L de água por dia e tenho de disciplinar o meu corpo e mente para começar a fazê-lo

3. Fazer exercício físico
Desde Abril que comecei a fazer Danças Latinas, agora estou completamente viciada: comecei com 4h por semana e agora já faço 10h. Em 2008 pretendo atingir as 14h por semana :)
Mas para além do exercício aeróbico, tenho de exercitar os músculos, quero ganhar mais massa muscular e tonificar o meu corpo!

4. Por cremezinhos :)
Quero continuar a por os cremes hidratantes, reafirmantes, drenantes, adelgaçantes, anti-celulíticos, anti-rugas, TODOS!


Resumindo...

Este blog vai-me incentivar a continuar um trabalho que já vem dos últimos meses: tratar de mim e do meu corpo a todos os níveis.

Vou aprender a alimentar-me bem, a fazer exercício físico, a mimar a minha pele, dormir bem, e finalmente... obter o corpo que eu sempre quis!

Força de Vontade e Disciplina são as palavras-chave para 2008!